Arbitragem Internacional Dentro da OMC.
Por: Marcos Ferreira • 19/10/2016 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 606 Visualizações
[pic 1]
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Arbitragem Internacional Dentro da OMC.
Elaine Cristina Tago
Hemily Mendes
Jayne Barbosa
Leticia Gil
Marcos Paulo Pereira de Souza
Thaisa Viero
Campo Grande
2016
[pic 2]
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Arbitragem Internacional Dentro da OMC.
Trabalho, apresentado para a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, como parte das exigências para a obtenção de media N1.
Orientador: Prof. Dr. Maykon Maurício França.
Campo Grande
2016
Arbitragem nas relações privadas internacional
Consagrada como utilidade na esfera do direito Público, a arbitragem tem considerável relevo no ambiente privado, sendo assim, assume especial relevo no direito Comercial internacional.
Como instrumento de solução de controvérsias e lides globais na formação de blocos econômicos, nasceu a necessidade de um meio jurídico eficaz, rápido, econômico, sigiloso e técnico para resolução de conflitos que derivassem dessas relações, dessa forma, para consagrar um tratamento igual entre as partes, exaurindo a incerteza da isenção do tribunal locais em conflitos dos estrangeiros e nacionais, possibilitando a escolha até do foro e lei aplicável ao caso concreto ,surge o sistema de arbitragem .
Arbitramento nada mais é que via jurisdicional, entretanto não-jurídica, de resolução de litígios internacionais de forma pacifica, ou seja, as partes escolhem o arbitro, relata qual a questão do conflito e a medida do direito aplicável.
As principais características e vantagem:
- Celeridade
- Confidencialidade
- A especialização ( o (S) arbitro podem ser técnicos)
- Custo (normalmente baixo diferente dos desgastes em longas lides judiciais)
Condições básicas para sua existência:
- O compromisso arbitral ou clausula obrigatória arbitral.
- Órgão arbitral
- Procedimento arbitral
As Sentença promulgada pelo arbitro é definitiva e irrecorrível, por não possuir estrutura jurídica, ou seja, é definitiva e obrigatória.
Arbitragem Internacional Dentro da OMC.
A Organização Mundial do Comércio, ou OMC, é uma organização internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial, gerenciando acordos comerciais entre os países membros e supervisionando se os mesmos estão sendo ou foram cumpridos. Quando há descumprimento de tais acordos ou há a prática de atos que vão contra os princípios pregados pela OMC, a organização atua no sentido de solucionar os conflitos consequentes destas práticas, vez que tem como objetivo promover a segurança e previsibilidade nas relações comerciais entre seus Estados-Membros. Criado na Rodada do Uruguai, o ESC (Entendimento sobre Solução de Controvérsias) trouxe à Organização um sistema mais claro e eficaz de solução de controvérsias econômicas internacionais. Tal sistema tem como objetivo desestimular a litigiosidade, vez que prevê a possibilidade de arbitragem como meio alternativo de solução das lides. Portanto a Organização Mundial do Comércio, quando atua visando solucionar os conflitos relacionados ao cumprimento de seus acordos, com uma solução relativamente célere e eficaz acaba também por trazer de certa forma, estabilidade e segurança para a economia global.
...