As Lições Preliminares do Direito
Por: nataliea • 22/4/2022 • Artigo • 258 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
ESTUDO DE CASO Nº 3
Não é possível um hacker inserir votos na urna eletrônica, as urnas eletrônicas são lacradas e seus programas assinados digitalmente. A tentativa de violação do sistema acarretaria no bloqueamento do sistema.
Além disso, a urna eletrônica não possui conexão com a internet, deste modo ela não estará vulnerável a ataques hacker. Possui ainda outros sistemas de garantias, como assinatura digital, técnica criptográfica que garante que garante que o conteúdo da urna não foi alterado ou violado, bem como que o programa utilizado é oficial do TSE.
O resumo digital (hashs) é a técnica criptográfica que codifica todos os sistemas utilizados nas urnas, para garantir que somente os sistemas oficiais serão utilizados.
Deste modo, no caso apresentado, para que o hacker consiga inserir votos na urna eletrônica, ela precisaria está conectada a internet, o invasor precisaria de possuir as chaves de acesso e possuir sistema operacional original do TSE. Caso não possua uma das hipóteses citadas a tentativa restará infrutífera.
Portanto, concluo que no presente caso não será possível inserir votos na urna eletrônica uma, vez que a urna não possui conexão com a internet, o sistema operacional é exclusivo do TSE e a necessidade de chave de acesso de criptografia.
Participantes:
Luiz Ricardo Carneiro Silveira
ARNALDO PEDROSA RIBEIRO DE BARROS
BIANCA Cardoso
CARINA HELENA DOS SANTOS
Denise Gomes Da Silva Torquato
Gleicy Monjardim Barbosa
Izabella Randow
JANILEIA PACIFICO PEREIRA LIMA
Jessyca Alves Filizzola
Joice Menezes
Márcia Liberal
Natalia Medeiros
Natalie Oliveira Ferreira
Roberta Santos
RODRIGO FREIRE BRANDÃO rodrigo.brandao@tre-mg.jus.br SEADI Belo Horizonte
THALLES SOARES OLIVEIRA thallesso15@gmail.com VESPASIANO
Túlio Khouri de Carvalho Costa
...