As Peculiaridades da Argumentação Sobre Fatos no Campo do Direito
Por: Nicles_Sy • 7/9/2021 • Trabalho acadêmico • 593 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
1) Definir argumentação teórica e argumentação prática, trazendo ao menos dois exemplos (para cada tipo de argumentação) diferentes daqueles do artigo.
Argumentação Prática: Está diretamente ligada com a noção corolária de “deve ser”, por isso usa-se de argumentos dedutivos, tendo como um de seus tipos argumentativos o silogismo jurídico que “consiste na aplicação do método lógico-dedutivo ao saber jurídico, tomando-se os direitos naturais como premissa maior, o caso concreto sob análise como premissa menor, e extraindo-se da relação entre eles uma conclusão que consiste na consequência jurídica a ser aplicada ao caso.” (JÚNIOR, 2011, p. 154). Desse modo, as conclusões práticas podem ser denominadas de conclusões normativas ou conclusões prescritas.
ex.: 1
Quem nasce na Irlanda fala irlandês.
Luana é irlandesa.
Logo,
Luana deve falar irlandês.
ex.: 2
Os pais têm o dever de sustentar, educar e guardar seus filhos.
Logo,
Todo pai e mãe devem zelar pelos seus filhos, garantindo a eles escola, moradia e alimentação.
Argumentação Teórica: Determina conclusões sobre como as coisas foram, são e serão. Por isso também são reconhecidas como conclusões descritivas ou conclusões factuais. Se referem ao passado, presente e futuro, de modo que dão mais importância a premissa menor e aos tipos de argumentos utilizados. Por ser indutiva, não possui certeza em sua constatação, o que traz à tona os argumentos indutivos de “abdução” ou “inferência à melhor explicação”, a IME. Pode-se declarar como uma explicação da IME uma sequência de informações/premissas que levam a uma conclusão provável, sendo tal sequência a resposta que “explica melhor” a conclusão. Ainda como uma formação da argumentação teórica, há a necessidade de mecanismos que a limitam, são eles: exclusão, ônus e stand-dards. A exclusão ocorre quando uma prova perde o seu valor probatório ou esse é reduzido em razão do direcionamento ou coleta dos fatos. O ônus se refere ao conjunto de provas que podem ser apresentadas no decorrer do processo que constate de fato que o réu não é inocente, pois não cabe a ele provar que é. E os stand-dards (padroẽs) é considerada correta quando as premissas apresentam valor suficiente probatório, de modo que mesmo sendo tal situação apenas provável, deve ser aplicada sobre o réu, desconsiderando a probabilidade de assertividade.
ex.: 1
O aumento da temperatura mundial interfere no derretimento do gelo concentrado nos pólos terrestres.
A temperatura do planeta está aumentando.
Logo,
Os gelos polares vão derreter.
ex.: 2
Ana
...