Avaliação Direito Introdução ao estudo da Psicologia
Por: Kamilla Kamilla • 11/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.497 Palavras (6 Páginas) • 4.027 Visualizações
Introdução ao estudo da Psicologia (2/3) / ► Atividade 2: Questionário
1 - São características que fazem da ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum:
Escolha uma:
a. Objeto inespecífico
b. Objetividade / Correto
c. Métodos e técnicas amplas, gerais e aleatórias
d. Linguagem popular
e. Conhecimento descontextualizado e desatrelado do processo histórico
2 - Um dos critérios de normalidade utilizado em psicopatologia é considerado como uma certa “utopia”: normal é o supostamente “sadio”, o mais “evoluído”. Este critério é identificado como:
Escolha uma:
a. Normalidade ideal / Correto
b. Normalidade como processo
c. Normalidade como ausência de doença
d. Normalidade funcional
e. Normalidade estatística
3 - Um dos critérios de normalidade utilizado em psicopatologia é definido não por aquilo que a pessoa normal supostamente é, mas por aquilo que ela não é, pelo que lhe falta. Este critério é identificado como:
Escolha uma:
a. Normalidade como liberdade
b. Normalidade como ausência de doença / Correto
c. Normalidade como processo
d. Normalidade funcional
e. Normalidade estatística
Introdução ao estudo da Psicologia (3/3) / ► Atividade 3: Questionário
1 - Prática psicológica exercida por profissionais que trabalham no Sistema Prisional:
Escolha uma:
a. Psicologia Prisional
b. Psicologia Forense
c. Psicologia Social
d. Psicologia Criminal ou Penitenciária / Correto
e. Psicologia Judicial
2 - Prática psicológica exercida por profissionais que trabalham nos Fóruns dos Tribunais de Justiça:
Escolha uma:
a. Psicologia Penitenciária
b. Psicologia Infantil
c. Psicologia Criminal
d. Psicologia Judicial / Correto
e. Psicologia Social
3 - Psicólogos que atuam nas áreas escolar/educacional, organizacional, jurídica e clínica estão em interface, respectivamente, com Os seguintes campos do saber:
Escolha uma:
a. Pedagogia, Administração de Empresas, Direito e Educação Física
b. Serviço Social, Administração de empresas, Direito e Medicina
c. Serviço Social, Engenharia, Direito e Medicina
d. Pedagogia, Administração de empresas, Direito e Medicina / Correto
e. Pedagogia, Engenharia, Direito e Medicina
Origem e desenvolvimento da Psicologia Jurídica (2/2) / ► Atividade 5: Questionário
1- De acordo com Brito, como as demandas provenientes da Justiça ajudaram a Psicologia a se firmar como ciência ainda no século XIX?
Escolha uma:
a. O acompanhamento de adolescentes em conflito com as leis cumprindo medidas sócio educativas em meio aberto foi determinante para que a Psicologia transcendesse os limites de atuação em prisões e estabelecimentos de cumprimento de medidas sócio educativas de internação, alcançando assim um público muito maior e sem privação de liberdade.
b. As solicitações para que se realizassem pesquisas que indicassem parâmetros para aferir a fidedignidade, ou não, dos testemunhos prestados na Justiça foram responsáveis pelo surgimento dos chamados laboratórios de Psicologia Experimental, onde se desenvolveram estudos sobre memória, sensação e percepção, dentre outros. / Correto
c. Os estudos psicológicos sobre as consequências da violência doméstica contra a mulher, tanto para as vítimas quanto para os agressores, sobretudo orientando a atuação dos operadores do Direito na execução das medidas elencadas na "Lei Maria da Penha" foram decisivas para o estabelecimento da Psicologia como ciência.
d. O reconhecimento da legitimidade da adoção de crianças e adolescentes por casais do mesmo sexo, sustentada na perspectiva psicológica de que o afeto se sobrepõe aos laços biológicos, de sangue, projetou a Psicologia como ciência.
e. O reconhecimento da importância do estudo do desenvolvimento humano indicado pela Psicologia levou os operadores do Direito a apoiarem projetos de leis que considerassem a situação peculiar de crianças e adolescentes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, que ao indicar a necessidade de psicólogos na assistência a este público específico, ajudou a consolidar a ciência psicológica no contexto internacional.
2 - De acordo com o texto de Brito “Anotações sobre a Psicologia Jurídica”, o fato do psicólogo atuar na interface com a justiça implica em:
Escolha uma:
a. Não abrir mão do caráter confidencial de suas comunicações. / Correto
b. Equiparar a avaliação psicológica que realiza ao ato de investigar, servindo-se de instrumentos alheios à Psicologia.
c. Verificar se o que lhe está sendo dito é verdadeiro ou falso para que seu trabalho não incorra em erros.
d. Atuar com presteza e cooperação, ainda que seja necessário desconsiderar as disposições do Código de Ética Profissional.
e. Suspeitar das pessoas que estiver atendendo, uma vez que figuram em processos judiciais.
3 - São exemplos de demandas judiciais para avaliação psicológica, EXCETO:
Escolha uma:
a. Insanidade mental
b. Curatela de idosos e de pessoas com deficiência.
c. Regulamentação de visitas
d. Danos materiais Correto
e. Guarda de filhos
Doença mental e crime (2/2) / ► Atividade 7: Questionário
1- Analise as sentenças abaixo I - Uma alternativa à tradicional prática de desresponsabilização das pessoas portadoras de sofrimento mental infratoras, condizente com a garantia dos direitos humanos, é a oferta de cuidados psicossociais através dos dispositivos da rede pública de Saúde Mental.II - Uma alternativa à tradicional prática de desresponsabilização das pessoas portadoras de sofrimento mental infratoras, condizente com a garantia dos direitos humanos, é a oferta de mais vagas para internação em manicômios judiciários.III - Uma alternativa à tradicional prática de desresponsabilização das pessoas portadoras de sofrimento mental infratoras, condizente com a garantia dos direitos humanos, é a extinção dos manicômios judiciários com a transferência dos pacientes que cumprem medidas de segurança para o sistema penitenciário comum.Estão CORRETAS:
...