EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITEROI – RJ
Por: trmv18 • 2/11/2017 • Trabalho acadêmico • 574 Palavras (3 Páginas) • 534 Visualizações
Nome: Thiago Renan Mat. 201202104118
Caso Concreto Aula 02
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITEROI – RJ
(10 LINHAS)
PEDRO, nacionalidade, estado civil, engenheiro, portador da carteira de identidade sob o numero... , inscrito no CPF sob o numero... , residente e domiciliado á (endereço completo), representado por seu advogado inscrito na OAB/UF sob o numero... , com endereço profissional completo, conforme procuração em anexo nos termos do artigo 44 do código de processo penal (CPP), vem com a devida vênia perante vossa excelência, com fundamento, no artigo 100, §3º do código penal (CP), combinado com os artigos 30 e 41 ambos do CPP, oferecer:
QUEIXA CRIME
Em face de HELENA, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora da carteira de identidade sob o numero..., inscrita no CPF sob o numero... , residente e domiciliada á (endereço completo), pelos fatos e fundamentos que seguem:
- DOS FATOS
Ocorre que, no dia 19/04/2016, o querelante comemorava seu aniversario e planejava uma reunião em uma churrascaria famosa para tal comemoração.
Na manha de seu aniversario resolveu enviar os convites por meio de rede social publicando postagem alusiva a comemoração em seu perfil social para todos os seus contatos poderem ver.
A querelada vizinha e ex-namorada do querelante, também possuía um perfil na mesma rede social referida e esta inclusa nos contatos do querelante.
Sendo assim a querelada de seu computador pessoal publicou varias coisas nessa rede social, ofendendo assim a honra objetiva e subjetiva do querelante, e cabe ressalvar também que o crime foi realizado na rede social, ou seja, foi de fácil divulgação.
- DO DIREITO
- Da Injuria
Neste caso, dado o momento que a querelada chama o querelante de “IDIOTA, BEBADO, PORCO” e entre outros nomes pejorativos, ela acaba ofendendo a honra subjetiva do querelante, ou seja, ela ofende a dignidade e o decoro dela.
Sendo assim e querelada acaba cometendo o crime de injuria, previsto no artigo 140 do CP.
- Da Difamação
Desde o momento que a querelada publica na rede social ofensas a honra objetiva do querelante, ou seja, lhe imputa fatos ofensivos a sua reputação, acaba infringindo código penal e cometendo o crime de difamação, o qual esta previsto no artigo 139 do CP.
- Do Concurso Formal Heterogêneo Imperfeito e da Causa de Aumento de Pena
Ambos os delitos praticado pela querelada, foram mediantes a uma ação com desígnios autônomos o que configura concurso formal heterogêneo imperfeito nos termos do artigo 70 do CP.
E devido a situação em que facilitou a divulgação de tal delito, fica caracterizado a causa de aumento de penal, com base no artigo 141, III do CP.
- DOS PEDIDOS
Isto posto requer:
- A designação de audiência preliminar ou de conciliação, nos termos do artigo 72 da lei 9.099/1995;
- O recebimento da queixa crime, com a devida citação da querelada;
- A oitiva das testemunhas;
- A condenação da querelada, pelo crime de injuria, previsto no artigo 140 do CP, e pelo crime de difamação, previsto no artigo 139 do CP, com a causa de aumento de pena de 1/3 previsto no artigo 141, III do CP, em concurso formal heterogêneo imperfeito, previsto no artigo 70 do CP;
- A fixação do valor mínimo da indenização, nos termos do artigo 387, IV do CPP.
Neste termos pede
Deferimento
Niterói, 18 de outubro de 2016
Advogado
OAB/UF
Rol de Testemunhas:
- Marcos, Qualificação
- Miguel, Qualificação
- Manoel, Qualificação
...