Exercício dos Princípios do Direito Tributário
Por: luciano-igor • 14/4/2020 • Tese • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 142 Visualizações
DIREITO TRIBUTÁRIO EXERCÍCIOS
Luciano Igor Brandão Dias, 8ª PERÍODO
- Para que serve o estudo dos princípios constitucionais tributários?
Serve para impor os limites do poder de tributar, consiste em duas formas: 01) Limites Gerais a respeito da CF não qual não poderá afronta lá e o segundo se refere os princípios e e imunidade tributária que estão relacionados nos Artigos 145 § 1º e 150 a 152 da CF.
- Defina principio da legalidade, associando-o aos mandamentos do CTN e da CF.
Está definido no Art 150 § 1 º da CF, no qual os tributos só podem ser criado e majorados por Lei em via de regra lei ordinária, mas poderá também ser criados por lei complementar ou medida provisória, no texto supracitado não a nada escrito neste artigo que o tributo pode ser extinto ou reduzido no ordenamento jurídico e não precisa pois em razão de um outro princípio que é denominado paralelismo das formas no que se refere quando a uma matéria tratada no mesmo ato normativo essa matéria só poderá ser alterada por um ato normativo de igual hierarquia ou superior. Poder se valer de uma Emenda constitucional a exemplo e não de um decreto, pois um decreto é inferior a uma lei.
Isso é explicito claramente no Art 97 do CTN: Os tributos só podem ser instituídos e majorados por lei e reduzidos e extintos por meio de lei. O STF já fez apreciação deste artigo e diz ser ele um artigo taxativo e não meramente exemplificativo. Simples para saber o que precisa de lei está no Art. 97 CTN o que não estiver neste artigo não precisa de lei e pode ser tratado por meio de decreto.
No Art. 97: Precisa de Lei: Para Fato Gerador/ Base de Cálculo de um tributo / alíquota de um tributo % / Contribuintes / Multa
- Existem exceções ao principio da legalidade, expliquem quais são e os motivos.
Art 153 § 1º CF: Determina que o poder executivo poderá alterar as alíquotas de 04 tributos: Inclusive ( majorar) por meio de decreto.
São os impostos regulatórios de mercado: II, IE, IOF e IPI.
Art 177 § 4º, I , B CF - O Poder Executivo poderá reduzir e restabelecer as alíquotas ( cide combustível ) - Não poderá ser majorados.
Art 155 § 4º, IV , C CF - O Poder Executivo poderá reduzir e restabelecer as alíquotas ( ICMS combustível ) - Não poderá ser majorados.
Obs: O Poder Executivo poderá alterar essas alíquotas desde que obedecidos os limites e condições previsto em lei.
- Defina principio da proibição de privilégios odiosos.
O princípio da igualdade, também conhecido como “princípio da proibição dos privilégios odiosos” no Direito Tributário exige que a lei não discrimine aos contribuintes que se encontrem em situação jurídica equivalente e que discrimine, na medida de suas desigualdades, os contribuintes que não se encontrem em situação jurídica equivalente. Ou seja, o Direito Tributário se atenta a tratar de forma mais justa a tributação entre os juridicamente desiguais, desta forma não poderá haver cobrança de tributos de forma desigual entre contribuintes que se encontram em condições de igualdade jurídica.
- Defina principio da irretroatividade tributaria.
O princípio da irretroatividade (art. 150, III, "a", CF)
proíbe que os entes cobrem tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado. Portanto, determina a irretroatividade da lei tributária. Em outras palavras: a lei nova que institua ou aumente tributos somente é aplicada aos fatos geradores futuros.
- Defina principio da capacidade contributiva e o compare ao principio da vedação do confisco presentando as exceções.
Confisco tributário como o ato Estatal, em virtude de uma obrigação fiscal, pelo qual é injustamente transferida a totalidade ou parcela substancial da propriedade do contribuinte ao ente tributante, sem qualquer retribuição financeira ou econômica por tal ato.As exceções,
A primeiraé acerca dos tributos extrafiscais, em razão de não terem função arrecadatória, servindo, na verdade, como instrumento de ação política, econômica ou social.
A segunda é a dos impostos proibitivos, ou seja, aqueles que impedem o livre exercício de uma atividade lícita. Nesta exceção, o Princípio da Vedação ao Confisco vai sucumbir em prol de interesse coletivo e do bem comum. É o caso, por exemplo, da alta tributação sobre a produção de bebidas, de cigarro, prática de jogos de azar etc.
...