Filosofia do direito
Por: ax4218 • 28/10/2015 • Resenha • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 144 Visualizações
A perda da Ética e da Moral
Nos dias atuais estamos na era virtual onde é uma ferramenta indispensável no nosso dia a dia. Utilizamos no trabalho, temos contato com todos e qualquer tipo de informação, podemos nos comunicar uns com os outros de uma forma jamais imaginada à alguns anos atrás, podemos postar vídeos fotos com acesso em tempo real; por conta disso mudanças e transformação no comportamento das pessoas e sociedade.
É claro que tudo o que se tem um lado bom há um lado ruim. O perigo está aí, com essa tecnologia avançada, existem pessoas que não estão preparadas tal avanço e tecnologia é uma arma colocada nas mãos de quem não tem ética e moral para usá-la.
Por conta disso vem ocorrendo inúmeros casos em que quando acontece um acidente ou até mesmo um crime, esse tipo de pessoa se quer tem o pudor em preservar a(s) vítima(s); tiram várias fotos da(s) vítima(s) e joga na rede, ou seja, no mais novo aplicativo no wahatsapp que se espalha em questão de segundos; nós sabemos que existem outros tipos de aplicativos. A família às vezes não tem o conhecimento se depara com a imagem de um ente querido naquela situação lamentável; isso é preocupante, informar é necessário mas tudo tem se uma forma correta.
As fotos que eles colocam, deveriam ser feitas e preservadas somente por peritos, jamais dispostas da maneira que vem sendo exibidas. Isso é crime, invasão de privacidade os familiares tem que tomar medidas necessária e punir esse(s) autor(es), temos normas e leis para esse tipo de crime; o direito a personalidade é inviolável até mesmo após a morte, há uma necessidade urgente de aumentar as penas para este tipo de delito, as atuais são muito brandas não estão acompanhando a evolução da tecnologia, dos crimes virtuais; como não consegue preservar o local de um acidente ou de um crime antes da chegada das autoridades competentes, sendo que qualquer pessoa que passar pelo local, com o mais simples aparelho celular é possível tirar e divulgar fotos que se espalham nas redes sociais em questão de segundos.
Porque o vale é aquilo que está escrito na norma positivada, já que para esse tipo de ato não se tem muito o que fazer; com essa falta de norma e punição vão se perdendo a Ética a Moral, pois a única coisa que poderia impedir esses atos seria a ética e a moral de cada indivíduo. Vai se perdendo o direito natural de cada ser, isso é uma violação de direitos naturais; o direito natural em alguns casos devem ser colocados acima das norma positivadas.
Não se consegue entender o motivo desse tipo de prática; pois essas pessoas não são remuneradas para fazerem esse procedimento. Pode ser para algum tipo de prova de que este estava no local, por status ou até por puro egoísmo. Percebe-se a falta dos princípios morais, como se os seres humanos estivessem se tornando em máquina, pessoas frias sem qualquer sentimento de afeto, compaixão e amor ao próximo.
Gostaria que esse(s) praticante(s) desses atos, fechassem os olhos e tivessem a imagem real de si mesma nessa situação trágica, e que depois disto que ela pensasse se gostaria de ser exibida nessas condições. Duvido que alguém em sã consciência aceitasse tal atitude, são cenas que atinge o íntimo do ser humano, ou seja a nossa alma. Pois é muito fácil expor alguém de que não se tem nenhum vínculo afetivo. É por isso as pessoas sempre antes de fazer qualquer coisa ou até falar, deveriam pensar como que se fosse para ela mesma.
E é nesse mesmo sentido que quero dispor de mais alguns fatos que ocorreram em nossa cidade:
No ano passado aconteceu um acidente na usina Cerradão, onde uma das caldeiras explodiu, um rapaz morreu na hora teve seu crânio partido, enquanto outro ficou gravemente ferido teve uma das pernas arrancada este ficou alguns dias internado só que não resistiu aos ferimentos vindo a óbito. Esses dois jovens tiveram fotos expostas nas condições descritas acima, no local do acidente cenas realmente muito forte. Imagine a situação de familiares vendo essas cenas, deve causar um certo horror e traumas em seu psicológico.
Teve também o caso da garotinha de seis anos que foi violentada e assassinada de uma forma brutal um crime hediondo, fotos desse crime bárbaro foram divulgados, esse crime teve uma repercussão muito grande na sociedade, a casa onde ocorreu o crime foi demolida, o cara só não foi linchado porque estava sob proteção do Estado.
Agora o absurdo dos absurdos é aquele povo islâmico em nome de uma religião, estão gravando cenas de degolamentos com justificativas sem lógica, tentando intimidar grandes potências como os EUA e outros países. Mas pelo que se tem analisado é uma questão política, querem ter domínio daquilo que elas acham que são deles por direito e a forma que eles encontraram para ter esse poder é agindo dessa maneira sendo verdadeiros extremistas espalhando medo e terror. Parece que cada dia que passa esse grupo está crescendo e fortalecendo, seus atos não tem nem dó nem piedade. O que as grandes potencias estão esperando para fazer alguma coisa e parar com esse terrorismo?
...