John Fitzgerald Kennedy: Biografia e Sua Participação no Direito do Consumidor
Por: enakwo • 16/5/2020 • Trabalho acadêmico • 850 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPIRANGA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
John Fitzgerald Kennedy: biografia e sua participação no Direito do Consumidor
São Paulo
2020
RESUMO
Este presente trabalho tem como finalidade descrever de forma breve a biografia de John Fitzgerald Kennedy (35º presidente dos Estados Unidos, primeiro católico e segundo presidente mais jovem a liderar o país). E também pontuar sua importante participação no direito do consumidor.
Palavra-chave: John Fitgerald Kennedy. Presidente. Direito do consumidor.
SUMÁRIO
1 BIOGRAFIA DE JOHN FITZGERALD KENNEDY...................................................3
2 SUA PARTICIPAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR........................................4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................6
1 BIOGRAFIA DE JOHN FITZGERALD KENNEDY
John Fitzgerald Kennedy era conhecido também como JFK, nasceu no dia 29 de maio de 1917 em Brookline, Massachusetts. Neto de uma importante figura política de Boston e filho de do diplomata Joseph Kennedy e Rose Fitzgerald, pertencia a uma rica família católica americana.
Em outubro de 1935, quando completou seus 18 anos, ingressou na Universidade de Princeton, porém não continuou o curso por questões de saúde. No ano de 1936, ingressou na Universidade de Harvard, onde formou-se em junho de 1940.
Após sua formatura, John Kennedy se alistou para Exército dos Estados Unidos, mas por causa da sua saúde frágil não foi aceito. Meses depois alistou-se na Marinha pela grande influência de seu pai. Começou trabalhando em um escritório escrevendo boletins e relatórios que eram destinados ao secretário da Marinha. Neste período, o Japão atacou a base naval norte-americana de Pearl Harbor. Logo depois do acontecido, John começou a participar de várias missões. Os Estados Unidos estavam oficialmente lutando na Segunda Guerra Mundial e Kennedy foi promovido a comandante de um barco torpedeiro de patrulha.
Em agosto de 1943, seu torpedeiro foi atacado por um contratorpedeiro japonês. Kennedy foi atingido, no entanto conseguiu salvar seu barco torpedeiro com seus sobreviventes e transportou-os até um lugar seguro. Eles foram resgatados seis dias depois e Kennedy tornou-se um herói da Guerra do Pacífico.
Após voltar da guerra, Kennedy trabalhou como jornalista. Em 1946, começou a seguir os passos da sua família e se candidatou para Câmara dos Deputados por Massachusetts. Venceu a eleição com uma enorme diferença de votos, dando início a carreira política. Foi reeleito em mais duas eleições e permaneceu como integrante do Congresso por seis anos. Em 1952, foi eleito para o Senado, realizando assim seus desejos de participar da política externa.
Em 12 de setembro de 1953, Kennedy casou-se com Jacqueline Bouvier, uma jornalista que pertencia a uma família rica da alta sociedade de Washington.
Em julho de 1960 foi indicado para candidato à presidência do Partido Democrata. Após uma intensa campanha eleitoral, Kennedy se elegeu como presidente da República em 1960, aos 43 anos de idade derrotando o candidato republicano Richard Nixon.
John Kennedy tornou-se o 35º presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro de 1961 e também o primeiro católico e segundo presidente mais jovem a liderar o país. Ele representava uma nova época de esperança, paz e prosperidade para o povo americano.
O governo de Kennedy aconteceu durante a Guerra Fria. Os acontecimentos que marcaram o três anos de governo de Kennedy foram:
- Formação do Corpo da Paz, formado por grupos voluntários norte-americanos servindo as nações menos desenvolvidas;
- Fracasso na tentativa de derrubar o ditador Fidel Castro ao invadir Cuba da Baía dos Porcos;
- Edificação do Muro de Berlim na parte socialista da Alemanha;
- Disputa entre União Soviética e Estados Unidos pelo controle da órbita terrestre e levar o primeiro homem ao espaço;
- Retomada dos testes nucleares;
- Estabelecimento dos movimentos dos direitos civis e direitos do consumidor;
- Primeiros acontecimentos da Guerra do Vietnã.
No ano de 1963, Kennedy iniciou a campanha de reeleição. Em 22 de novembro de 1963, durante sua visita política na cidade de Dallas, Kennedy foi assassinado por dois disparos, aos 46 anos de idade enquanto desfilava pelas ruas em um carro aberto.
2 SUA PARTICIPAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR
No dia 15 de março de 1962, Kennedy declarou ao Congresso dos Estados Unidos alguns direitos importantes do consumidor. Os quatro direitos do consumidor defendidos por ele foram:
...