Liberalismo e Marxismo
Por: pauloojr23 • 2/4/2016 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 1.275 Visualizações
Positivismo busca compreender tudo o que se referia ao homem, principalmente as relações entre eles. Tinha posição diferente da dos socialista, defendiam somente a afirmação que fosse analisada com verdadeiro espírito científico, com objetividade e com ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em geral, e propor normas de comportamento seguindo a orientação do pensamento positivista, a noção de organização social entre os homens sempre existiu, chamada consciência coletiva. Fato social é toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, através de métodos sociológico que teremos oportunidade de dar a prova disso. A educação como elemento integrador a sociedade prepara as pessoas, para que elas tenham discernimento essencial para a sua existência, que é submetida ao controle do Estado. Classifica o tipo sociais de suicídio, as causas que os produzem. Ele compreendia a sociedade capitalista como forma dos indivíduos se unirem para exerce as funções sociais.
Em primeiro instante a autora tenta desmistificar o "mito Brasil" como sociedade linda e sem problemas, de um povo pacífico. ela expõe criticas subjetivamente a ditos como: "um país abençoado por Deus e bonito por natureza".
No segundo capítulo A nação como semióforo, a autora discute como o termo nação se constituiu historicamente até chegar à noção que adquire no século XX.A idéia de identidade nacional opera um movimento que sai da consciência de si e de classe para a idéia de consciência nacional, isto leva ao patrotismo, nacionalismo... Preceitos que o positivismo prega em suas teorias. Segundo ela esses preceitos servem para altenticar uma sociedade autoritária, ou seja, mascarar essa ideias com termos como patriotismo.
no capitulo seguindo com o verde-amarelismo, que segundo ela foi criado pelas "elites"
...