MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO
Por: JanainaMonteMel • 29/4/2018 • Monografia • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 146 Visualizações
ALUNA:JANAINA CHAVES DO MONTE DE MELLO (CASO CONCRETO 2)
MAT:201303090287
PRATÍCA SIMULADA V
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO Y , pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o número... , com sede à rua .. ., número ..., bairro , Município Y , São Paulo , CEP , representado por seu Presidente CAIO, nacionalidade, estado civil, profissão, portador da identidade número.. ., inscrito no CPF sob o número ... , residente e domiciliado à rua. .. , número... , bairro , cidade , Estado , CEP, endereço eletrônico, por meio de seu advogado que a esta subscreve inscrito na OAB sob o número... , com endereço profissional à rua... , número... , bairro, cidade, Estado, CEP , endereço eletrônico , para fins do artigo 106 , I do CPC, com base no artigo 5º , inciso LX XI da Constituição Federal vem perante Vossa Excelência, impetrar
MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO
em face do PREFEITO DO MUNICÍPIO Y , nacionalidade, esta do civil, profissão, portador da cédula de identida de número... , inscrito no CPF sob o número. .., residente e domiciliado à rua ..., número ..., bairro, Município Y, São Paulo, CEP, que deverá ser citado na pessoa de seu Procurador - Geral, na sede da Prefeitura Municipal na rua..., número ..., bairro, Município Y , Estado, CEP, sob os fatos e fundamentos que se seguem:
I- DOS FATOS
Os filiados da impetrante exercem atividade profissional em estação de tratamento de esgoto , submetendo -se à exposição constante a agentes nocivos à saúde. Recebem, assim como todos aqueles que trabalham nesta função, adicional por insalubridade. Segundo a lei orgânica do município, compete a o impetrado apresentar proposta de Lei Complementar para regular o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais, efetivando -se, assim, o direito previsto na Constituição Estadual a tal benefício, trata - se de norma de eficácia limitada que gera um dever de agir do Município Y que deve regular a norma para garantir o exercício do direito previsto na Constituição Estadual , não o fazendo incide em mora executiva.
II – DOS FUNDAMENTOS
A ausência de lei complementar municipal regulamentadora do direito previsto na Constituição Estadual (art. 126 , § 4 º, III), torna inviável o exercício do direito à aposentadoria especial dos servidores públicos municipais que laboram em condições insalubres, razão pela qual o mandado de injunção coletivo é o instrumento adequado à satisfação da pretensão veiculada conforme regula o artigo 12 , inciso III da Lei 13 .300 /16 que autoriza organização sindical legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos 1 (um) ano, para assegurar o exercício de direitos, liberdades e prerrogativas em favor da totalidade ou de parte d e seus filiados , na forma de seus estatutos e desde que pertinentes a suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial . O Prefeito tem autonomia para legislar sobre a aposentadoria especial de seus servidores no exercício da competência suplementar com o rezam os artigos 24, parágrafo 3º combina do com o artigo 30, inciso II, da Constituição Federal. A competência legislativa das pessoas políticas para editar normas sobre previdência social , em especial a cerca do regime jurídico dos seus servidores públicos, é concorrente, de modo que inexistente norma de caráter geral expedida pela União haverá competência plena do Chefe do Executivo local para a propositura da lei .
...