TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATIVISMO JUDICIAL

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVISMO JUDICIAL

                          Ativismo Judicial acontece  quando o poder  legislativo deixa de legislar, deixando para o judiciario protagonizar por causa da crise de legitimidade e representatividade do poder legislativo.

                       O  Ministro Ricardo Lewandowiski ignora a expressão pois, o judiciário não pode agir por oficiom e também declarou que "o judiaciario pode agir em casos de lacunas normativa ou inércia  administrativa em carater excepcional ou provisório como regra que o legislativo e executivo possam concluir suas deliberações em tempo politicamete mais adequado para o pais"

        Contudo o ativismo em alguns contextos é muito bem vindo, no que tanje aos direitos fundamentais  de minorias, por outro lado não pode ameaçar o espaço legitimo da política majoritária, pois o poder judiciário pode até ser mais enérgico, porém,  não podemos pensa que o ativismo é uma grande solução para os males brasileiros.

        O Judiciário, no Brasil recente, tem exibido, em determinadas situações, uma posição claramente ativista. Não é difícil ilustrar a tese. Veja-se, em  primeiro lugar, um caso de aplicação direta da Constituição a situações não expressamente contempladas em seu texto e independentemente de manifestação do legislador ordinário: o da fidelidade partidária. O STF, em nome do princípio democrático, declarou que a vaga no Congresso pertence ao partido político. Criou, assim, uma nova hipótese de perda de mandato parlamentar, além das que se encontram expressamente previstas no texto constitucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (391.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com