TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO ELEITORAL

Por:   •  26/4/2017  •  Exam  •  3.376 Palavras (14 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 14

UNIDADE I – DIREITO ELEITORAL

01. O Código Eleitoral estabelece que: “art. 222. É também anulável a votação, quando viciada de falsidade, fraude, coação, uso de meios de que trata o Art. 237, ou emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágios vedado por lei”. Esse dispositivo está relacionado a qual princípio do Direito Eleitoral?

02. O voto feminino foi resultado de um longo processo de luta pela participação das mulheres na política. No Brasil, as mulheres passaram a ter direito ao voto nas eleições nacionais a partir de 24 de fevereiro de 1932 (durante a Era Vargas). Nos dias atuais, seria possível alterar a Constituição Federal para proibir as mulheres de votar? Justifique.

03. Veja essa notícia publicada no sítio do TSE (13/02/2017): “Os eleitores de quatro municípios paranaenses voltarão às urnas no dia 2 de abril, um domingo, para eleger prefeitos e vice-prefeitos em novas eleições. Os pleitos serão realizados nas cidades de Foz do Iguaçu, Piraí do Sul, Nova Laranjeiras e Quatiguá. As novas eleições foram marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), tendo em vista que os candidatos eleitos nas últimas eleições de outubro de 2016 tiveram seus registros cassados definitivamente pela Justiça Eleitoral.” De acordo com a legislação eleitoral, essas eleições serão diretas ou indiretas? Justifique.    

04. Em março de 2011, por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que a Lei Complementar 135, publicada no dia 07 de junho de 2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, não devia ser aplicada às eleições realizadas em 05 de outubro de 2010. Qual o fundamento utilizado na decisão do STF? Qual a finalidade do dispositivo constitucional invocado pelo STF na decisão?

05. Em Campinas-SP, os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito ficaram vagos em decorrência de cassação dos titulares pela Câmara de Vereadores. Os cassados haviam sido eleitos em 2012. Por isso, foram designadas novas eleições suplementares para o dia 10 de abril de 2014. A Lei Orgânica do município de Campinas não dispõe sobre como deve ser essa eleição suplementar. De acordo com o atual entendimento do STF e a legislação eleitoral responda:

a) Essa eleição deve ser direta ou indireta?

b) Até a realização da eleição, quem deve exercer o cargo de Prefeito interinamente?

c) Que nome se dá ao mandato a ser exercido pelos vitoriosos na eleição suplementar?

06. O governo republicano tem como característica que o distigue:

a) o acesso do povo ao poder;

b) a divisão de competências entre as entidades federativas;

c) a eletividade dos mandatários e a transitoriedade dos mandatos eletivos;

d) a vitaliciedade e a hereditariedade;

e) a centralização das decisões políticas e administrativas.

07. A Lei 12.875, que alterou as disposições sobre a distribuição do horário eleitoral gratuito no rádio e televisão, foi publicada no dia 30 de outubro de 2013, no entanto, não foi aplicada às eleições gerais ocorridas no dia 05 de outubro de 2014. Considerando as normas e princípios do Direito Eleitoral responda e justifique (2,0):

a) em que data a Lei 12.875 entrou em vigor?

b) Por que a Lei 12.875 não foi aplicada às eleições de 2014?

UNIDADE II – ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA ELEITORAL

08. A Dra. Joriza Magalhães Pinheiro, Juíza de Direito de uma das Varas da Fazenda Pública de Fortaleza, exerce cumulativamente a função de juíza efetiva do TRE do Ceará. De acordo com a legislação de regência responda:  

a) Como se deu a escolha da Dra. Joriza Pinheiro para integrar o TRE-CE?

b) Durante quanto tempo ela poderá atuar no TRE-CE?

c) Durante seu mandato no TRE, essa juíza poderá vir a ser Presidente daquele Tribunal?

d) Durante seu mandato no TRE, essa juíza poderá vir a ser Corregedora daquele Tribunal?

09. O Dr. Cássio Felipe Goes Pacheco, advogado militante, exerce a função de juiz do TRE do Ceará. De acordo com a legislação de regência responda:  

a) Como se deu a escolha do Dr. Cássio Felipe para integrar o TRE-CE?

b) Durante quanto tempo ele poderá atuar no TRE-CE?

c) Esse juiz poderá vir a ser Presidente do TRE-CE?

d) Esse juiz poderá vir a ser Corregedor do TRE-CE?

10. Veja essa notícia do sítio do TSE: “O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta terça-feira (30/08/2016), a partir das 19h, sessão solene de posse do ministro Herman Benjamin no cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.” De acordo com a legislação de regência responda e justifique:

a) Como se deu a escolha do Ministro Herman Benjamin para integrar o TSE?

b) Durante o seu mandato, o Ministro Herman Benjamin poderia ser eleito Presidente do TSE?

11. No dia 15/07/2016, Sérgio Lago, servidor público federal com conduta ilibada, mas sem formação jurídica, foi nomeado pelo TRE-CE para integrar um órgão da Justiça Eleitoral. Com base nessas informações e na legislação eleitoral responda:

a) para qual órgão da Justiça Eleitoral Sérgio Lago foi nomeado?

b) Sérgio Lago pode ser o presidente desse órgão?

c) em que fase do processo eleitoral esse órgão atuará?

12. Um dos juízes que integram o TRE-CE é o Juiz Federal Ricardo Cunha Porto. De acordo com a legislação de regência responda:  

a) Como se deu a escolha do Dr. Ricardo Porto para integrar o TRE-CE?

b) Durante quanto tempo ele poderá atuar no TRE-CE?

c) Esse juiz poderá vir a ser Presidente do TRE-CE?

d) Esse juiz poderá vir a ser Corregedor do TRE-CE?

13. O Código Eleitoral, Lei ordinária n.º 4.737/65, dispõe em seu artigo 35 sobre a competência dos Juízes Eleitorais. Esse artigo do Código Eleitoral pode ser alterado por outra lei ordinária? Justifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com