TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO IMOBILIÁRIO: GARANTIAS LOCATIVAS E SUAS PENALIDADES CIVIS E CRIMINAIS

Por:   •  3/4/2020  •  Artigo  •  3.024 Palavras (13 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE NILTON LINS

EVANDRO

DIREITO IMOBILIARIO: GARANTIAS LOCATICIAS E SUAS PENALIDADES CIVIS E CRIMINAIS

Manaus/AM

2020

EVANDRO

DIREITO IMOBILIARIO: GARANTIAS LOCATICIAS E SUAS PENALIDADES CIVIS E CRIMINAIS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Direito da Universidade Nilton Lins, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito.

Orientador Professor Juliano

Manaus/AM

2020

EVANDRO

        

DIREITO IMOBILIARIO: GARANTIAS LOCATICIAS E SUAS PENALIDADES CIVIS E CRIMINAIS

        

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Direito da Universidade Nilton Lins, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito.

Orientador Professor Juliano

Aprovada em: ____/____/____.

BANCA EXAMINADORA

____________________________________

Prof.

Univesidade Nilton Lins (UNL)

______________________________________

Prof. Dr.

Univesidade Nilton Lins (UNL)

______________________________________

Prof. Dr.

Univesidade Nilton Lins (UNL)

Manaus

2020

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

1. BREVE HISTÓRICO DOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO

1.1 Histórico dos contratos

1.2 Conceito de Contrato e Classificação dos Contratos

1.3 Historico da Lei de Inquilinato

2. DAS GARANTIAS LOCATICIAS

2.1 Cauções mobiliárias e imobiliárias

2.2 Fiança Locatícia

2.3 Seguro Fiança e cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento

3. DAS PENALIDADES CRIMINAIS E CIVIS

3.1 Limites ao estabelecimento de garantias locatícias nos contratos de locação residencial de imóveis

3.2 Aspectos penais da cumulação de garantias locatícias

Conclusao

Referencias

RESUMO

O objeto desse trabalho, baseado em pesquisa científica, é a análise das garantias locatícias predeterminadas na legislação vigente, sendo verificado todo o contexto que envolve essas, por ser a estrutura e o modelo contratual na qual estão inseridas; a principiologia regente; sua evolução histórica; como as obrigações por trás dessas.

Todas as informações a serem expostas são registros, como dito anteriormente, científicos, tendo a legislação, doutrina e jurisprudência como meios para se fundamentar o trabalho.

A seguir, segue o registro, onde será exposta a dita pesquisa, basilarmente propondo-se a responder questões conceituais sobre as garantias locatícias, também apresentando e apontando soluções para questões controvertidas a esse respeito.

1. INTRODUÇÃO

O mercado imobiliário está em constante evolução, visto toda a mutabilidade social na qual nós estamos inseridos. Mesmo diante de tantas mudanças sociais, econômicas e no próprio âmbito da construção civil, é absolutamente necessária a existência de mecanismos que regulem e gerenciem o universo imobiliário. Para taL finalidade, vem mais uma vez o direito com a meta de incorporar juridicamente tal universo. Temos assim mais um ramo do direito, o dito “direito imobiliário”.

Como objetivo geral propõe-se analisar os aspectos historicos dos contratos de locação e seu inicio no Brasil, assim como destacar as garantias locaticias, e em caso de não cumprimento duas penalidades civeis e criminais.

No que tange aos objetivos especificos são: a) destacar  o historico dos contratos locaticios, modelos de contratos na antiguidade, conceitos e a locação no Brasil; b) identificar os tipos de garantias locaticias; c) demonstrar sua penalidades civeis e criminais.

Para tal, inicia no primeio tópico abordando de breve historico acerca dos contratos, seu conceito e classificação, modelos de contratos antigamente, e como é a locação no Brasil.

Já, no segundo tópico  aborda sobre as garantias locaticias, seus conceitos e respectivos artigos, sendo elas: Cauções mobiliárias e imobiliárias, Fiança Locatícia, Seguro Fiança, cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento.

Por fim, no terceito topico trata sobre as penalidades civeis e criminais no descumprimento dessas garantias, além de os limites ao estabelecimento de garantias locatícias nos contratos de locação residencial de imóveis e aspectos penais da cumulação de garantias locatícias.

O presente artigo aborda as relações entre os sujeitos das relações locatícias, por ser locador e locatário, e em especial, as regras desse perfil de relação. Visa-se, assim, discutir as obrigações que regem as garantias locatícias e todos os seus efeitos jurídicos.

Para atingir tais objetivos, a metodologia adotada para a realização deste artigo é a pesquisa bibliográfica, por meio de revisão de literatura. Serão utilizados livros e artigos veiculados em periódicos, além de consulta a repositório de jurisprudência.

2. BREVE HISTÓRICO DOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO

2.1 Histórico dos contratos

Não existe na história nenhum documento que prove a data exata do surgimento dos contratos no mundo. Nos principais registros existentes, menciona que o contrato surgiu no Direito Romano. De acordo com Faria (2017, 17) “Gaio caracterizou os contratos como sendo uma fonte de obrigações nas Intitulas de Justiniano, uma vez que compreendiam que o contrato nascia da forma e não do acordo entre vontades”.

Ainda de acordo com a autora “no período clássico, Gaio considerou a existência de obrigações nascidas de “consensus”, no qual o acordo entre vontades de duas ou mais pessoas” (LISBOA, 2010, p. 61). Sendo assim, durante o período pós-clássico no Direito Romano resultaram em classificações inominadas de contrato, que tinham fator gerador chamado de obrigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com