O Direito à Igualdade - Resumo
Por: Gábrio Mesquita • 31/1/2017 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 1.735 Visualizações
Direito à Igualdade
Igualdade, desigualdade e justiça
Igualdade constitucional é um modo justo de se viver em sociedade. Por isso é princípio pilar de sustentação e guia de interpretação das normas jurídicas que compõem o sistema jurídico fundamental
Isonomia formal e material
Formal: a lei e sua aplicação trata a todos igualmente, sem levar em consideração as distinções de grupos (etnias).
Material: a lei e sua aplicação trata a todos igualmente, sem levar em consideração as distinções materiais, por exemplo, salários, cargos em empregos, gênero etc.
A CFB procura aproximar esses dois tipos de isonomia, na medida em que não se limita ao simples enunciado da igualdade perante a lei; menciona também igualdade entre homens e mulheres e acrescenta vedações a distinções de qualquer natureza e qualquer forma de discriminação.
Igualdade de homens e mulheres
Igualdade não apenas no confronto marido x mulher no lar e na família. Nenhum dos dois pode ser considerado o “cabeça do casal”, revogando todos os dispositivos da legislação ordinária que outorgava primazia ao homem. Porém valem as discriminações feitas pela própria CFB à favor da mulher, por exemplo, a aposentadoria em menor tempo de contribuição e de idade.
Igualdade Jurisdicional
Igualdade perante o juiz decorrente da igualdade perante a lei como garantia constitucional indissoluvelmente ligada à democracia. Porém admite-se foro privilegiado em alguns casos: julgamento de Pres. e V.Pres. da Republica, Ministros de Estado, membros do Congresso Nacional, Procuradores da Rep., Governadores de Estado, Desembargadores.
Garantia de acessibilidade a justiça (mas realmente essa igualdade não existe, pois as diferenças sociais e econômicas atuam nessa garantia)
...