TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Internacional e o meio ambiente

Por:   •  5/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DIREITO INTERNACIONAL

Direito Internacional X Meio Ambiente

        O meio ambiente é um tema polêmico e que traz grande preocupação para o nosso planeta, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, ou pela resposta que a própria natureza dá as ações do homem.

        O conceito de meio ambiente traz uma grande discussão em torno da palavra meio ambiente, pois contêm duas palavras com significados parecidos. No dicionário da Língua Portuguesa Aurélio, define meio como: “o lugar onde se vive, com suas características e condicionamentos geofísicos, ambiente, esfera social ou profissional onde se vive, ou trabalha” e ambiente como o “conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos” .

        No Brasil, o conceito legal de meio ambiente encontra-se disposto no art. 3°, I da lei nº 6.938/81, que dispõe sobre a política nacional do meio ambiente que diz que meio ambiente é o “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. Muitos autores criticam este conceito segundo eles trata-se de um conceito restrito ao ambiente natural sendo inadequado, pois não abrangem de maneira ampla todos os bens jurídicos protegidos.

        De acordo com Jose Afonso da Silva (2004, p. 20), o conceito meio ambiente deve ser globalizante abrangendo toda a natureza, “o artificial e original bem como bens culturais compreendendo, portanto, o solo, a água, o ar, a flora, as belezas naturais, o patrimônio histórico, artístico, turístico...”

        A legislação brasileira que diz respeito à defesa do meio ambiente é muito ampla, composta de numerosas leis, recentes e outras mais antigas.

        O código civil nos traz o art. 584 que diz que: “são proibidas construções capazes de poluir, ou inutilizar para o uso ordinário a água de poço ou fonte alheia a elas preexistente.” Além disso, há diversas leis de proteção ambiental específicas tais como:

  • O código florestal;
  • O código das águas;
  • O código de caça;
  • O código de mineração entre outros...

            A participação do Brasil na Conferência das Nações Unidas para o meio ambiente, realizada em Estocolmo em 1972, foi muito importante, pois, instigou as autoridades para intensificação do processo legislativo na busca da proteção e preservação do meio ambiente.             Após esta conferência as autoridades internacionais começaram a preocupar-se com o meio ambiente tornando um tema de extrema necessidade para o mundo. A evolução do direito ao meio ambiente cresceu e não se deu apenas por influência de debates de cunho meramente político ou econômico, mas sim originário de constatações científicas, que demonstraram a real necessidade de regulamentar de forma internacional as questões voltadas para a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.         Após a grande segunda guerra mundial, as nações começaram a reavaliar as relações globais iniciando um período de forte cooperação entre os países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com