O Direito da Mulher
Por: guzzsfcc • 28/3/2017 • Dissertação • 258 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
O direito da mulher
Desde há muito tempo, as mulheres sofrem com a desigualdade em relação aos homens, tanto quanto em oportunidades (trabalho, salarial, estudo, etc..), preconceitos e até nas leis, onde alguns países permitem coisas absurdas como o estupro ser aceitável (Bahamas), mulher não poder dirigir (Arábia saudita), ou simplesmente não poder usar uma calça (Sudão).
Normalmente essa desigualdade ocorre em países menos desenvolvidos (El Salvador, Jamaica e até o Brasil) e onde o povo convive com um conservadorismo que ultrapassa os limites (grande parte do Oriente Médio). Mas muitas coisas melhoraram, como criação de leis para proteger a mulher, por exemplo: Lei Maria da penha, legalização do aborto em alguns países, leis contra o “feminicidio”, o direito ao voto, entre outras. Isso se deve principalmente, aos protestos feministas que se iniciaram no século XX, e vem ganhando força a cada ano que passa. No ano de 2016 foi criado o 8M: Greve internacional das mulheres no dia 8 do março para reivindicar seus direitos. Mais de 40 países aderiram à greve onde cada um podia escolher pelo que se manifestar, como por exemplo, na Argentina, onde protestavam contra o “feminicidio” ou na Polônia onde se manifestavam a favor do aborto.
Infelizmente, apesar dos avanços na conquista dos seus direitos, muitos países com um pensamento retrógado, ao invés de dar o direito merecido, acabam tirando ou não mudando suas leis e preconceitos, muitas vezes por causa da religião, machismo e outros pensamentos retrógados que não ajudam em nada a evolução da igualdade de gêneros no mundo.
Fontes de pesquisa:
http://exame.abril.com.br/mundo/hamas-cancela-feriado-do-dia-internacional-da-mulher/
http://revistatrip.uol.com.br/tpm/dia-internacional-da-mulher-greve-direitos-igualitarios-violencia-de-genero-8m-ni-una-menos-parada-brasileira-de-mulheres
http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/11/desigualdade-entre-homens-e-mulheres-dispara-no-brasil-em-2015.html
http://super.abril.com.br/sociedade/as-leis-mais-misoginas-do-mundo/
...