O GABARITO PROBLEMA OAB
Por: Lucas Oliveira • 18/8/2020 • Exam • 376 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
PROBLEMA 01
O Juiz de Direito da 11ª Vara Criminal de São Paulo- SP, condenou TÍCIO à pena de 2 (dois) anos de reclusão e 10 (dez) dias-multa por o considerar incurso no artigo 333, do Código Penal. Na decisão, o juiz concedeu o "sursis". No prazo legal, o Ministério Púbico não recorreu e a defesa de TÍCIO, sim. Consta da sentença condenatória que "...embora o réu apenas tenha aquiescido ao insistente pedido do funcionário público e lhe dado R$ 200,00 (duzentos reais) para retardar ato de ofício, a condenação seria de rigor em razão da crescente onda de corrupção que não é tolerada pela sociedade. Mesmo que o réu tenha se sentido coagido, o que ficou bem demonstrado nos autos, o fato é que se viu favorecido, o que também justifica a condenação."
QUESTÃO: Como advogado constituído por Tício e hoje intimado, dê continuidade ao recurso interposto.
OBS: Obrigatoriamente a peça processual deve conter: fundamento jurídico, transcrição de 01 (uma) jurisprudência e 01 (uma) doutrina.
GABARITO EXAME OAB
Deverão ser apresentadas, em 8 (oito) dias, nos termos do artigo 600 do Código de Processo Penal, as razões de apelação. As razões são apresentadas no juízo "a quo", sendo que o arrazoado é direcionado ao Tribunal de Justiça do Estado.
Deverá ser requerida a reforma da sentença (ou o provimento do recurso) para os fins de absolver o apelante, nos termos do artigo 386, inciso III, do Código de Processo Penal, já que atípica a conduta de "A". O apelante não realizou as condutas núcleo do tipo que são "oferecer" ou "prometer" vantagem indevida, mas deu a importância por imposição do funcionário, o que, segundo Delmanto, "não há corrupção ativa, mas concussão praticada pelo funcionário".
...