O MERCADOR DE VENEZA
Por: Manu0203 • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 5.025 Palavras (21 Páginas) • 256 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURIDICAS – ICJ
O MERCADOR DE VENEZA
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas – APS
Professora Coordenadora – Professora Dra.
UNIP/CAMPUS PARAISO/ CAMPUS SÃO PAULO
2º SEMESTRE - 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
1.1. Do autor 04
1.2. Da obra 06
1.3. Personagens 07
1.4. Sinopse 08
2. CARACTERÍSTICAS GERAIS 10
2.1. Direitos Fundamentais 11
2.2. Teoria Geral do Direito Civil 13
2.3. Teoria Geral do Crime 15
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS e WEB SITES 17
INTRODUÇÃO
Este estudo visa analisar a obra O Mercador de Veneza, à partir de uma produção cinematográfica, filme este baseado na obra de William Shakespeare.
A trama se passa na cidade de Veneza na Itália.
O filme retrata a polêmica história do vilão Shylock (Al Pacino), um agiota judeu, considerado desprezível e, a vítima, o bom cristão Antônio (Jeremy Irons), cidadão bem sucedido de Veneza, que para ajudar seu amigo Bassânio (Joseph Fiennes), um nobre veneziano que perdeu toda sua herança e, que planeja casar-se com Pórcia (Lynn Collins), a bela e rica herdeira de Belmont, pede ao agiota judeu a quantia de 3.000 (Três mil) Ducados (dinheiro da época). Celebra-se então, um contrato, onde o bom cristão penhora 1 libra de sua própria carne. Cláusula esta, que o judeu faz questão.
O filme nos traz uma ambigüidade sobre a essência do ser humano onde se confrontam intolerância, usura, vingança, amizade, paixão e justiça.
Do Autor
William Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos.
Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias atuais, sendo retratadas no teatro, televisão, cinema e literatura.
Biografia
Nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon.
Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita.
Aos 18 anos de idade casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos.
Em 1590, começa escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros, e termina quatro anos mais tarde.
Em 1591, mudou-se para Londres, em busca de oportunidades na área cultural.
Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque.
Em 1594, entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía um excelente teatro em Londres.
Escreveu tragédias, dramas históricos e comédias que marcam até os dias de hoje o cenário teatral.
Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados à condição humana, são constantes nas obras deste escritor.
Em 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613.
Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada pelos historiadores.
Principais obras :
- Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.
- Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.
Da Obra
Originalmente escrito no final dos anos de 1500.
Uma das obras mais polêmicas do célebre dramaturgo inglês William Shakespeare, O mercador de Veneza, aborda o choque entre diferentes culturas, tema tão presente hoje como na Inglaterra do século XVI.
Classificada como comédia, apresenta elementos típicos do romantismo; como por exemplo a heroína – Pórcia –, uma dama italiana à procura de um marido. E o antagonismo entre Antônio – o mercador do título da obra, comerciante cristão de prestígio – e Shylock, um usurário judeu que leva o outro ao tribunal no intuito de cobrar uma dívida.
...