O PROJETO DE MONOGRAFIA
Por: Thaamy • 25/10/2019 • Monografia • 1.283 Palavras (6 Páginas) • 220 Visualizações
NOME COMPLETO
PROJETO DE MONOGRAFIA
PATERNIDADE SOCIOAFETIVA E A RELAÇÃO COM O MUNDO JURÍDICO.
CURSO DE DIREITO –
2019
[pic 1]
NOME COMPLETO
PROJETO DE MONOGRAFIA
DIREITO DE FAMÍLIA: PATERNIDADE SOCIOAFETIVA E A RELAÇÃO COM O MUNDO JURÍDICO.
Projeto de monografia apresentado ao Núcleo de Trabalho de Curso da UniEVANGÉLICA, como exigência parcial para obtenção do grau de bacharel em Direito, sob a orientação da Profª. ...
ANÁPOLIS – 2019
FOLHA DE APROVAÇÃO[pic 2]
Título: Paternidade Socioafetiva e a relação com o mundo jurídico.
Acadêmico:
Anápolis, ______ de _________________ de 2019.
Profª. ____________________________________
Professora Orientadora
Profª ______________________________________
Supervisora no NTC
SUMÁRIO[pic 3]
TEMA 01
JUSTIFICATIVA 02
PROBLEMATIZAÇÃO 03
OBJETIVOS 04
Objetivo Geral 04
Objetivos Específicos 04
METODOLOGIA 05
PRÉ-SUMÁRIO 06
CRONOGRAMA 07
BIBLIOGRAFIA 08
TEMA
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC demonstrará o reconhecimento da paternidade socioafetiva, sua evolução histórica, os princípios norteadores do tema, a relevância e importância que esta relação vem constituindo para sociedade ao longo do tempo.
A Constituição Federal de 1988 inseriu uma inovação no Direito de Família com a inserção do principio da igualdade da filiação. Foi introduzido no ordenamento jurídico uma mudança de valores em relação à família, onde a paternidade fruto de afeto ganhou ênfase. Sendo este o tema do presente trabalho. Assim faz-se necessário uma abordagem ampla da filiação no ordenamento jurídico nacional e seus efeitos quanto a direitos tanto no âmbito pessoal, como patrimonial.
Assim a nova formação da família brasileira passa a dar maior importância aos laços afetivos, sendo indispensável atualmente a integração dos pais e filhos através do inigualável sentimento da afeição. A paternidade apresenta uma definição mais profunda do que a verdade biológica, onde o cuidado, o amor filial e dedicação perfaz uma verdade afetiva, uma conexão de filiação construída pelo livre-desejo de atuar em convívio entre pai, mãe e filho do coração, formando laços de afeto, que muitas vezes não estão presentes na filiação biológica, a filiação real não necessariamente é a biológica, e sim cultural, a partir dos vínculos e das relações de sentimento cultivados durante o convívio com a criança, adolescente ou adulto. (PEREIRA, apud Tartuce 2007).
JUSTIFICATIVA
O objeto de investigação é importante para a compreensão da evolução da família, seus valores, e as mudanças que foram implementadas para a obtenção do direito garantido da criança, adolescente ou adulto de ser reconhecido por um pai afetivo.
É de suma importância à apresentação desse novo conhecimento a população, havendo nos últimos anos um aumento na procura de pais que desejam assumir filhos que não se configuram biologicamente, mas por uma relação de afeto.
A pesquisa é relevante, pois abrange uma questão inovadora para o direito, valorizando a afetividade nas relações familiares, afastando o elo biológico e dando ênfase a uma nova visão, resguardando a dignidade da pessoa humana e o melhor interesse do menor. São nos laços afetivos que se encontram o verdadeiro significado de paternidade, levando em consideração todo o afeto, carinho e amor construídos a partir da relação socioafetiva. (LEMES, 2019).
PROBLEMATIZAÇÃO
Frente ao tema apresentado, PATERNIDADE SÓCIOAFETIVA, mister se faz levantar as indagações a seguir:
1. Como se deu a evolução histórica da filiação?
2. Segundo o ordenamento jurídico, qual o conceito de família?
3. Qual a importância do afeto nas famílias?
4. Como é caracterizada a paternidade socioafetiva?
5. Há possibilidade da revogação do reconhecimento da paternidade socioafetiva?
6. Quais são os direitos da criança, adolescente ou adulto após ser reconhecido socioafetivamente?
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Analisar as consequências jurídicas a partir do reconhecimento da paternidade socioafetiva.
Objetivos Específicos:
1. Descrever as características do reconhecimento da paternidade socioafetiva e a forma como ela ocorre.
2. Explicar a importância jurídica na vida de quem esta sendo reconhecido afetivamente.
3. Demonstrar, sucintamente, a evolução da paternidade.
4. Verificar o procedimento para a realização do reconhecimento da paternidade socioafetiva.
METODOLOGIA
O presente estudo, Trabalho de Conclusão de Curso
(TCC), projetado metodologicamente no plano científico é sistematicamente estruturado por dois pilares, abordagem dedutiva somado a procedimento bibliográfico. A pesquisa nessa perspectiva epistemológica será inicialmente descritiva e, tão logo alcançará sua natureza explicativa.
Traçado tecnicamente na perspectiva de ser completado o TCC, o plano metodológico marca uma trajetória de leitura e compilação que abrangerá obras literárias, doutrinas, artigos científicos, dissertações, teses, jurisprudências e o teor de diversas legislações que estiverem interligadas à temática do estudo. Após leituras condensadas, críticas e analíticas, serão realizados fichamentos que servirão de apoio – referencial para a construção dos capítulos, sendo pontes ao resultado final do escrito, que será no campo das ciências jurídicas fonte de conhecimento, como também acervo de informações aos atores ligados.
...