O Projeto de Monografia
Por: Kristina2015 • 1/6/2015 • Projeto de pesquisa • 689 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL
PROJETO DE MONOGRAFIA
Requisito objetivo para a progressão de regime após a Lei 11.464/2007
Aluno: Ricardo José de Souza
Orientador:
Brusque
2014
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título: Requisito objetivo para a progressão de regime após a Lei 11.464/2007
Autor: Ricardo José de Souza
Orientador:
Área de Concentração: Direito Penal e Processo Penal
Duração: 06 meses
Início: junho de 2014 Término: novembro de 2014
2 TEMA
Progressão de regime na execução da pena privativa de liberdade para condenados por crime hediondo e assemelhados.
3 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente trabalho disserta sobre a execução da pena privativa de liberdade e a progressão de regime para a pessoa condenada por crime hediondo e assemelhados, no preenchimento do requisito objetivo após a Lei 11.464/2007, sob a visão de doutrinadores, operadores do direito e operadores do sistema carcerário nacional.
4 PROBLEMA
O problema desta pesquisa concentra-se em dissertar acerca do tema no sentido de que a execução penal e os direitos constitucionais da humanização da pena constituem responsabilidade de todos, não somente do Poder Judiciário, e sim, da sociedade como um todo.
5 HIPÓTESES
Considerando-se que a execução das penas privativas de liberdade, de acordo com a Lei de Execução Penal, deve ser em estabelecimentos penais conforme o tipo de regime ao qual a pessoa condenada foi sentenciada: fechado, semiaberto ou aberto, relevante o é revisar literatura e legislação correlata acerca do assunto, pois cada regime possui suas peculiaridades, respeitados os direitos da pessoa presa e os princípios constitucionais.
6 OBJETIVOS
Por meio de pesquisa bibliográfica exploratória busca-se contribuir para o debate a respeito do sistema progressivo de cumprimento da pena privativa de liberdade, no que se refere à progressão de regime para a pessoa condenada por crime hediondo e assemelhados, no preenchimento do requisito objetivo, o qual dar-se-á com o cumprimento de 2/5 da pena, se o apenado for primário ou de 3/5, se reincidente, diferentemente da regra geral, que é de 1/6 do cumprimento da pena.
7 JUSTIFICATIVA
A execução das penas privativas de liberdade no Brasil é amplamente debatida na seara judicial e administrativa. Nesse sentido, busca-se evidenciar nesta pesquisa, as alterações advindas da Lei 11.464/2007, a qual regulamentou o requisito objetivo para a progressão de regime na execução penal das pessoas sentenciadas por crime hediondo e assemelhados, diferenciando-o do requisito objetivo necessário à progressão de regime no cumprimento das penas de crimes menos gravosos.
8 METODOLOGIA
Utilizar-se-á o método dialético e a pesquisa bibliográfica em doutrinas, legislação correlata ao tema, bem como informações junto aos operadores do sistema carcerário nacional.
9 ESTRUTURA FINAL DO TRABALHO
a) Introdução.
b) Capítulo 1: Penas e legislação extravagante.
c) Capítulo 2: Cumprimento de penas privativas de liberdade.
d) Capítulo 3: Progressão de regime e seus requisitos.
e) Conclusão.
11 CRONOGRAMA
a) Seleção de bibliografia: junho de 2014
b) Revisão de literatura: junho e julho de 2014
c) Redação da monografia: agosto e setembro de 2014
...