O que seriam as “Leis da Natureza”?
Por: 141708 • 3/10/2015 • Projeto de pesquisa • 440 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
1-
O que seriam as “Leis da Natureza”?
As leis da Natureza (justiça, Equidade, Modéstia, Piedade, são contrários às nossas paixões naturais e estas nos inclinam para parcialidade, orgulho, vingança caso não haja o temor de algum. Poder que obrigue a respeitá-las.
As Leis da Natureza não são propriamente leis, mas qualidades que predispõem os homens para paz e a obediência.
2-
O que são as teorias contratualistas?
As teorias contratualistas representam a busca da legitimidade do poder que os novos pensadores políticos esperam encontrar na representatividade do poder e no consenso.
3-
Em que medida as teorias contratualistas representam o interesse de secularização do poder?
A partir da tendência de secularização do pensamento político, os filósofos do século XVII estão preocupados em justificar racionalmente e legitimar o poder do Estado sem recorrer à intervenção divina ou a qualquer explicação religiosa daí a preocupação como origem do Estado.
4-
Quais são as características burguesas do pensamento hobbesiano?
As características burguesas e liberais são perceptíveis o individualismo, a garantia da propriedade e a preservação da paz e segurança indispensável para os negócios.
5-
Na visão de Thomas Hobbes quais as correntes ideológicas fizeram compreender a relação do surgimento do Estado.
Jusnaturalista e contratualistas, é chamado de jusnaturalista pois parte de seus estudos advêm do estado de natureza do homem.
Além disso, é considerado contratualista pois afirma que o Estado é criado a partir de um pacto entre os demais homens e o eleito soberano.
____________________________________________________________
6-
Qual significado da espada?
Sem a espada, os pactos não passariam de palavras sem força que não dão a mínima segurança a ninguém.
7-
O que você entende por segurança na quantitativa.
Segurança não é quantitativa logo, não há um número exato capaz de garantir a segurança. Diante desse contexto, é importante que se preste atenção quanto à superioridade do inimigo, a qual deve ser inferior a sua o que lhe garantir a vitória. Com a vitória assegurada pode-se portanto, incitá-lo a iniciar a guerra.
8-
Qual diferença entre Monarquia, Democracia e Aristocracia.
Quando o Governo tem como representante um só homem, quando a representação se faz por uma Assembléia de todos os que se uniram. Quando a Assembléia é constituída por apenas uma parte dos homens. Não pode haver outras espécies de Governo, porque o Poder Soberano total (indivisível) precisa pertencer a um ou mais homens ou a todos.
9-
O poder do reino das Trevas segundo Hobbes.
As trevas a que Hobbes se refere são as trevas da ignorância e superstição, ou seja, de tudo aquilo que ofusca o nosso entendimento e nos impede de compreender as coisas tal como a razão exige que elas sejam compreendidas. As autoridades do reino das trevas constroem suas doutrinas a partir de princípios obscuros e errôneos, derivados tanto da ignorância e da superstição.
...