Ordenamento jurídico
Por: StephanieReis07 • 24/5/2015 • Monografia • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 173 Visualizações
Introdução
O termo direito provém da palavra latina ‘directium’,que significa reto,no sentido retidão,o certo,o correto,o mais adequado. A definição nominal etimológica de Direito é ‘qualidade daquilo que é regra’. Da antiguidade chega à famosa e sintética definição de Celso: ’ direito é a arte do bom e do equitativo’. Na idade media se tem a definição concebida por Dante Alighieri: ’direito é a proporção real e pessoal de homem para homem que, conservada conserva a sociedade e que, destruída, a destrói’. Numa perspectiva de Kant: ‘ direito é o conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbitro dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade’.
Segundo Paulo Dourado de Gusmão é estabelecido o que se deva entender e definir por direito positivo: sistema de normas vigentes obrigatórias ,aplicáveis coercitivamente por órgãos institucionalizados tendo a forma de (lei) costume ou de tratado,resta indagar as relações do direito positivo com o direito natural (parágrafo 192) . O autor diz que não se confundem.
O direito positivo resulta de auto de vontade, sendo por isso, heteromo por ser imposto pelo estado (lei) pela sociedade (costumes) ou convencionado pela comunidade internacional (tratado convenção).
Enquanto o direito natural (parágrafo 192) não depende de lei alguma, sendo evidente, espontâneo por isso é autônomo .
Em 22 de fevereiro de 1993, RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU por iniciativa da França, criou o primeiro tribunal penal internacional para apurar e punir crimes contra a humanidade (violação dos direitos humanos ),tais como massacre deportações,torturas e etc.
Para punir violações dos direitos humanos na Uniao Europeia (paragrafo 96) Segundo o autor Paulo Dourado de Gusmão ,há recursos ,por parte de qualquer europeu que tenha sofrido violação de seus direitos fundamentais .
No direito objetivo segundo o autor pode ver agora uma noção restrita do direito que o defini exclusivamente como norma.
Quando os consideramos o direito como norma obrigatória ,ou como o conjunto de norma obrigatória ,entendemos como direito objetivo, ou seja, o direito em sentido objetivo.
As regras do direito quando unificada conforme o autor constitui um todo orgânico destinado a reger matéria jurídica vasta, compreendendo várias relações jurídicas formam uma instituição jurídica (parágrafo I art. 22 e parágrafo ll art. 199).
A família, o estado... São instituições jurídicas.
Segundo Edmir Netto Araujo o ato ilícito é uma ação ou omissão contraria a lei e que resulta em dano a outra pessoa. E também define o ato licito como aquele que é permitido, ou não é proibido, por lei.
Conceitos e características do direito
O percurso entre uma ideia , conceito e definição passa pela experiência do sujeito cognesente , bem como por sua percepção do objeto . Ao conceituar o direito,deve se observar a experiência grau de percepção ou profundidade do objeto.
Não se aprende conceito de direito sem um contexto ou referencia teórica , uma vez que esse conceito quando em si uma pluralidade de situações em decorrência do seguintes peculiaridades :
Equivoco,unívoco e análogo
Características e funções do direito
Educativa,orientativa,sancionador,normativo,regulador,externo,materialista,racionalista,constitutiva,comanda,exteriodade,bistenção,imperatividade,atributividade ,cessível,organizador.
Direito Natural – conforme Wilson Jose Gonçalves o direito natural consiste em uma filosofia que busca explicar o fundamental e direito. E tras o direito natural como criação de normas existentes do direito positivo dessa época. Possui leis que não mudam mesmo com o passar do tempo como o direito a vida e a liberdade .
O direito natural nos permite ter liberdade para fazer o que desejar ,mas respeitando o direito do próximo de ser igual para todos, não diferenciando classes,poder ou riqueza .
Desde pressuposto, pode depender outras caracteristicas tais como:
• É verdadeiro
• É valido
• É existente
• É indemostravel
• É imultavel
• É invisível
• É universal
• É obrigatório
• Não escrito
Direito positivo- o direito positivo é a concepção filosófica que invoca seus esforços no objetivo,estéreos seu grau de transparência e racionalidade em parâmetros homogêneos e empíricos .
Gonçalves, Wilson José
Liçoes de introdução ao estudo de direito/ Wilson José Gonçalves . Campo Grande : UCDB , 2001
V l
238 p.
Um ordenamento jurídico é coerente e adequado a atualidade?
Num ordenamento jurídico complexo, universal aceito, Bobbie faz retrato atual das republicas democráticas e de
...