PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Por: alitudeia • 26/4/2019 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em direito
Nome: Anália Charliane
Karine Duarte Tudéia
TRABALHO ESTATUTO OAB
- Considerando o entendimento consagrado pelo STF (cumprimento de pena a partir de decisões em 2º instancia), em razão das prerrogativas profissionais do advogado, como seria a prisão de um advogado por crime no exercício da profissão.
É direito do advogado não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas, assim reconhecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e, na falta dessas, ser aplicada prisão domiciliar.
- Comentar a possibilidade de aplicação da multa em face do advogado nos processos judiciais. Analisar o §2º e §3º do artigo 234 do CPC e art. 34, XXII, art.37, I e art.39 do EOAB.
De acordo com o estatuto da OAB, a multa aplicada ao advogado será aplicada juntamente com a censura e a suspensão, ambas sanções disciplinares, caso ocorra circunstancias que as agravem.
- A prestação de serviços de um advogado perante o seu cliente pode ser concentrada como relação de consumo? Aplica-se o CDC? ´
A questão contraditória, existindo duas correntes.
A corrente majoritária entende pela não aplicação do CDC nas relações entre advogado e cliente, uma vez que não se trata de uma relação de consumo, pois para existir relação de consumo é necessária a figura de um fornecedor, um consumidor e um produto ou serviços disponíveis no mercado gerando mercantilismo, porém o mercantilismo é ausente nas atividades profissionais do advogado, já que a mesma constituiu múnus público regulado por lei especial. .
...