Poder Politico Estado e Sociedade
Por: Gabriellakramer • 11/4/2017 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 548 Visualizações
Gabriella Kramer Direito -Diurno
1-Considerando o histórico elencado pelo autor e das ideias sobre soberania e contrato social, analisar em que consiste o poder politico na modernidade.
Observando a história da construção social podemos perceber que por um longo tempo nossa sociedade foi baseada em princípios teológicos e aristocráticos, porém com o passar do tempo e com a mudança do pensamento popular viu-se que a entrega de todos os direitos á comunidade a fim de assegurar pontos fundamentais formaria um estado moderno que seria capaz de assegurar a liberdade e a paz por meio de regras previamente estabelecidas, consistindo assim o poder politico em assegurar de forma legitima a harmonia do povo, por meio de um pacto social.
2-De que modo o autor associa o poder político a democracia e ao estado de direito? Quais problemas relacionados a estes dois temas são suscitados no artigo?
A subsistência é oque associa o poder político a democracia e ao estado de direito, pois se olharmos pelo norte da democracia podemos observar que a ideia de representação social marcada no texto não se faz legitima por não haver nela um interesse na representação focada na minoria de uma população, e sim em uma elite, onde o estado de direito prevê a submissão do representante as leis, mas o que se vê é que os mandatários não serão fieis a demanda de quem era para ser seu mandantes.
3-Como se apresenta o estado de direito em seu modelo constitucional?
Sabendo que fazemos parte do modelo constitucional civil law podemos apresentar características como sua soberania o detentor de todo o poder com expressão da vontade geral, poder divisível capaz de equilibrar a tríplice (Executivo legislativo e Judiciário), estado subjugado a lei para manter o controle e
...