Princípios do direito processual civil, jurisdição, processo e ação.
Por: carolinalima1 • 18/9/2015 • Dissertação • 1.354 Palavras (6 Páginas) • 405 Visualizações
ATPS DIREITO PROCESSUAL CIVIL
ETAPA 1 – Princípios do direito processual civil, jurisdição, processo e ação.
Passo 1: Individual
Passo 2: Refletir sobre as seguintes questões:
- Qual o conceito de jurisdição.
- Quais os meios de solução de conflitos.
- Quais as características da jurisdição.
- Quais os escopos (finalidade) da jurisdição.
- Quais os princípios do direito processual civil.
- Quais as condições da ação.
- Quais as teorias que envolvem a verificação das condições da ação. E qual o momento da verificação dessas condições
- Em relação às condições da ação, explicar sobre a carência superveniente e a condição superveniente (SIM)
- Quais os elementos da ação. (NÃO )
- Quais as características e pressupostos processuais. (SIM)
- Qual a importância dos pressupostos processuais. (SIM)
Passo 3: Desenvolvimento de relatório sobre o conteúdo.
A jurisdição é uma das funções que o Estado desenvolve, onde o seu direito é aplicar o direito a um determinado caso, onde seu objetivo maior é a solução dos conflitos de interesses.
A jurisdição pode ser contenciosa ou voluntária, onde a contenciosa é provida de interesse, onde a controvérsia entre as partes deve ser solucionada pelo juiz. A voluntária não visa de lide, são todas e quaisquer administrações públicas de interesses privados. E à também a jurisdição em sentido coloquial, que é a área territorial sobre o qual o poder é exercido por determinada autoridade ou juízo.
Conforme visto no desenvolvimento acima, segue ementa correspondente:
APELAÇÃO CÍVEL. ALVARÁ JUDICIAL. PROCEDIMENTO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA. QUITAÇÃO DE IMÓVEL JUNTO À CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E RECEBIMENTO DE SEGURO DPVAT. PROCEDIMENTOS DE JURISDIÇÃO CONTENCIOSA. INTERESSE DE AGIR AUSENTE. RECURSO NÃO PROVIDO.
1. O interesse de agir consiste na imprescindibilidade de o autor vir a juízo para que o Estado decida a controvérsia existente entre as partes e, ainda, na utilidade que o provimento jurisdicional poderá proporcionar a elas.
2. O procedimento judicial de alvará é meramente administrativo e não comporta resolução de controvérsias.
3. A quitação de imóvel financiado junto à Caixa Econômica Federal em decorrência da invalidez de um dos compradores, bem como o recebimento do seguro obrigatório DPVAT junto à seguradora, dependem do ajuizamento de procedimento de jurisdição contenciosa.
4. Logo, está ausente o interesse de agir da apelada ao propor ação de jurisdição voluntária.
5. Apelação cível conhecida e não provida, mantida a sentença que extinguiu o processo sem resolução do mérito.
2- Os meios de solução de conflito pode ser por: mediação que significa quando o Estado não interfere na solução do conflito e a lide pode ser resolvida por uma terceira pessoa, de forma imparcial, facilitando o dialogo entre os mesmos. Pode ser também por arbitragem quando buscam alternativa por uma pessoa que tem conhecimento para tomar a decisão sobre o caso. E por autocomposição quando as partes, ou apenas uma delas, abrem mão do processo. Podem ser de quatro formas: desistência, renuncia, submissão e transação.
A jurisdição no direito Brasileiro contém as seguintes características, ela é secundária, pois através dela o Estado realiza uma atividade que deveria ter sido exercida primariamente, por meio dos próprios sujeitos da relação jurídica; instrumental, pois ela não tem outro objetivo principal e através dela a jurisdição é um instrumento utilizado pelo Estado para impor obediência aos cidadãos; declaratória ou executiva, pois através dela o órgão jurisdicional é convocado para remover todas as incertezas e as transgressões mediante um juízo, seja declarando a regra do caso concreto ou aplicando as medidas de reparação previstas no direito; desinteressada, pois ela não tem interesse no conflito e provocada, pois não é espontânea do Estado.
A jurisdição tem finalidades sociais, políticas e jurídicas; onde as sociais consiste em resolver os conflitos de interesses proporcionando as partes envolvidas no processo a pacificação social, inclui-se a finalidade educativa entre os fins sociais da jurisdição; finalidades políticas, são assegurados três fins, a afirmação do poder estatal, culto as liberdades públicas, e por fim garantia fundamental onde entra a observância dos direitos fundamentais do jurisdicionados; finalidade jurídica, faz valer o direito objetivo no caso concreto, resolvendo do ponto de vista jurídico o conflito existente entre as partes
Os princípios do direito processual são divididos em duas categorias, informativos e instrumentais; dentre os informativos que influem todo e qualquer sistema processual estão: a) princípio lógico; b) princípio jurídico; c) princípio político; d) princípio econômico.
a) Princípio lógico: No princípio lógico o legislador deve usar as formas processuais para uma melhor apuração da verdade.
b) Princípio jurídico: No principio jurídico deve se dar as partes do processo, oportunidade iguais.
c) Princípio político: Deve se haver o menor sacrifício possível da liberdade individual na elaboração do processo.
d) Princípio econômico: O processo deve ser elaborado com o menor desperdício possível de tempo e dinheiro.
Dentre os princípios fundamentais que informam ou outro sistema processual, estão: a) princípio do devido processo legal; b) princípio do contraditório e o da ampla defesa; c) princípio da isonomia; d) princípio da motivação das decisões judiciais; e) princípio do juiz natural; f) publicidade dos atos processuais; g) princípio da inafastabilidade do controle judicial; h) princípio da celeridade processual e duração razoável do processo; i) princípio do duplo grau de jurisdição; j) princípio da boa-fé e lealdade processual.
...