Processo Civil 1 Novo Codigo
Por: Priscilaloira • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 200 Visualizações
TODAS AS QUESTÕES SERÃO RESPONDIDAS PELO NCPC – LEI 13.105 DE 16 DE MARÇO DE 2015
Quanto a competência:
a- se reconhecida a incompetência absoluta o processo será extinto sem resolução do mérito
b- sua estabilidade se dá com a propositura da ação
c- como regra geral são relevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente à determinação da competência.
d- as ações fundadas em direito real sobre móveis devem ser propostas em regra no foro da situação da coisa, no momento da propositura.
Resposta letra b
O termo inicial para o réu contestar:
a- começa a fluir da data em que foi expedido o mandado de citação
b- da data em que o réu recebeu a citação postal
c- da data em que o réu se apresentou em juízo
d- da data em que protocolou a petição demonstrando o desinteresse na audiência de conciliação ou de mediação
Resposta letra d
De acordo com a doutrina, recurso é todo meio voluntário de impugnação apto a propiciar ao recorrente resultado mais vantajoso. Em alguns casos, fenômenos processuais impedem o caminho natural de um recurso. Quando a parte se manifesta, esclarecendo que não deseja recorrer, estamos diante do fenômeno processual conhecido como :
a-preclusão
b-desistência
c- renúncia
d-deserção
Resposta letra a
Cooperação jurídica internacional diz respeito:
I- simplificação de procedimentos com o objetivo de facilitar o alcance de soluções justas, criando condições de diálogos entre as partes e entre os órgão jurisdicionais de Estados Soberanos no plano internacional, desde que haja Tratado Internacional.
II- a simplificação de procedimentos com o objetivo de facilitar o alcance de soluções justas, criando condições de diálogos entre as partes e entre os órgão jurisdicionais Nacionais.
III- a simplificação de procedimentos com o objetivo de facilitar o alcance de soluções justas, criando condições de diálogos entre as partes e entre os órgão jurisdicionais de Estados Soberanos no plano internacional, desde que haja Tratado Internacional, e na sua ausência será realizada com base na reciprocidade, manifestada com base na via diplomática
IV- A cooperação jurídica internacional entre a autoridade judiciária brasileira e a estrangeira, tem como parâmetro certo grau de semelhança entre as garantias processuais previstas pelo sistema constitucional brasileiro e as do Estado que tenha requerido a cooperação
V- A cooperação internacional garante tanto aos brasileiros como aos estrangeiros, residentes ou não em nossos territórios, a igualdade de tratamento, no que diz respeito às condições de acesso à justiça e a tramitação dos processos
Assinale somente a alternativa correta:
a- I ,II e III
b- II, III e IV
c- III, IV e V
d- I, III, IV e V
Resposta d
Com relação aos poderes, deveres e responsabilidades das partes, dos procuradores e dos juízes, assinale a afirmativa correta.
a-O Juiz decidirá a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer, em qualquer hipótese, questões conhecíveis de ofício.
b-Os motivos de impedimento e suspeição são aplicáveis aos juízes, não cabendo o mesmo contra os serventuários de justiça ou órgão do Ministério Público, quando não for parte.
c- Recebendo o Juiz a petição de recusa reconhecendo a suspeição de parcialidade, determina a remessa dos autos ao juiz substituto.
d- Recebendo o Juiz a petição de recusa reconhecendo a suspeição de parcialidade, determina a remessa dos autos ao juiz substituto, devendo apresentar no prazo de 15 dias suas razões
Resposta letra c
O art 1º do NCPC “ O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores, e as normas fundamentais estabelecidas na Constituição da República Federativa do Brasil, observando-se as disposições deste Código.” Assinale a questão incorreta
a- Esse dispositivo anuncia a linha fundamental da construção do novo sistema processual civil, que o NCPC seja compreendido à luz da Constituição Federal
b- Nessa contextualização o CPC passará a submeter-se ao regramento da Constituição Federal no sentido que qualquer dispositivo contido no NCPC deve ser compreendido a partir dos princípios constitucionais.
c-Esse dispositivo anuncia a linha fundamental da construção do novo direito civil, que o NCPC seja compreendido à luz da Constituição Federal
d- O NCPC situa expressa e explicitamente num contexto normativo mais amplo, que a Constituição Federal ocupa o principal papel.
Resposta letra C
I- A jurisdição é a expressão de soberania de uma Nação, pelo ordenamento jurídico brasileiro limita-se ao território nacional.
II- A jurisdição da autoridade judiciária brasileira pode se dar em caráter exclusivo ou concorrente.
III- Sendo a jurisdição brasileira limitada ao território nacional a jurisdição sempre será em caráter exclusivo
IV – A jurisdição é a expressão de soberania de uma Nação, pelo ordenamento jurídico brasileiro, é ilimitada podendo ser exercida pela autoridade judiciária brasileira em qualquer território
V- Pelo princípio da inafastabilidade da jurisdição previsto na CF/88 que imprime ao Estado brasileiro a obrigação de solucionar as lides que lhes são apresentadas com vistas à consecução da paz social, a jurisdição concorrente pode ser mitigada
Estão corretas somente as assertivas:
a- I e II
b- I, II e III
c- III ,IV e V
d- I, II e V
Resposta d
José demanda na justiça brasileira e na justiça estrangeira simultaneamente, com o mesmo pedido e causa de pedir tendo os processos identidade de partes, diante dessa premissa é correto afirmar:
a- trata-se de litispendência
b- trata-se de jurisdição concorrente
c- trata-se de jurisdição exclusiva
d- trata-se ofensa à ordem pública relativamente à jurisdição exclusiva
resposta b
Determina-se a competência no momento do registro ou da distribuição da petição inicial, assinale a alternativa incorreta:
...