Prova Direito Administrativo
Por: 33810BA • 10/9/2019 • Seminário • 1.470 Palavras (6 Páginas) • 396 Visualizações
Página 1 de 6
Nome: Turma: PROVA DIREITO ADMINISTRATIVO
Olá Pessoal,Esta atividade valerá 10 pontos. Não é permitido consulta de nenhuma espécie, seja com material didático físico ou virtual. A avaliação é individual. Mínimo 15 linhas, máximo 30. Estas questões pertencem a avaliação da UNIVERSIDADE FEDERLA DA BAHIA para o curso de Administração e Contábeis no ano de 2015.[pic 2]
Boa Sorte !!!!
AVALIE E JUSTIFQUE
- – O aplicativo Whatsapp, comprado por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, tem sido largamente utilizado nas organizações, como forma de comunicação mais ágil, se consolidando como forma poderosa de comunicação oficial, inclusive no Poder Judiciário, onde está sendo utilizado para realizar citações judiciais. Segundo a revista EXAME, publicada esta semana, o IBGE constatou que 95% dos brasileiros que têm celular já utilizam o Whatsapp, inclusive para comunicar assuntos do trabalho. Enunciado baseado na Revista EXAME – Janeiro de 2019 – disponível em https://exame.abril.com.br/negocios/como-suaempresa-pode-prevenir-o-mau-uso-do-whatsapp.Sobre o processo de comunicação no Whatsapp nas empresas públicas, considere a hipótese abaixo: Carlos captura um print tratando de questões internas e sigilosas, porém lícitas de seu setor, na instituição federal onde presta serviço, e envia para um cidadão que declaradamente é inimigo pessoal da autoridade máxima do órgão. Pode-se dizer que à luz dos princípios expressos no art. 37, da Constituição Federal, o ato de Carlos afronta a legalidade, a moralidade e a impessoalidade.
- - O prefeito do muni cípi o “P" , conheci do como João do “P”, determi nou que, e m todas as placas de i naug uração das novas vi as m uni ci p ai s pavi me ntadas e m se u mandato na locali d ade de no mi na da “E”, fosse colocada a segui nte homenag em : “À mi nha q uerid a e amada comuni dade “E”, um presente esp eci al e e xc lusi vo do J o ão d o “P”, o único que se mpre agi u e m fa vor de nosso po vo! ” O Mi i stéri o Público estadua l intimo u o Prefeito a fim d e esclarece r a q uestão . Na q ualid ade d e procurador do m uni c íp i o, vo cê é co ns ul tado pelo Prefe i to, q ue insiste em ma nter a situação . Indique o pri ncípio da Admi ni stração Públi ca q ue foi vi olado e po r q ue mo ti vo
- –O P refeito de uma C i da de do interior do Estado do Rio d e Janeiro e ditou decreto promovendo uma ampla reformulação administrativa, na qual fora m p revistas a criação , a extinção e a fusão de órgãos d a administração direta e de autarquias municipais. A legou o g ove r no municipal que, além de atender a o interesse público, a reformulação administrativa inseria -se na competência do Poder Executivo p ara, no exercício do poder regulamentar , dispor sobre a estruturação, as atribuições e o funciona mento d a administração loca l. E m face d essa situação , responda, de forma fundamentada, se é considerada legítima a iniciativa do chefe do Poder Executivo municipal de, medi ante decreto, promover as mudanças pre tendi das.
- - No Governo F ede ral , a C asa C i vi l realizo u pregão e, ao fi na l , e laboro u regi stro d e preços par a a contratação de serviço de manutenção d os computadores e impressoras, consolidando a ata d e registro de preços (com validade de sei s meses) em 02 .10.2010. A própria C asa C i vi l será o órgão gestor d o sistema de registro d e preços, sendo todos os ministérios órgãos participantes. Em 07.02.2011, o Ministério pretende u realizar contratação de se r vi ço de manutenção d os seus computadores no âmbito d este registro d e preços, prevendo duração contratual de 1 (um) ano. Nesta situação, indicando o fundamento legal, responda aos itens a segui r . A) É válida a elaboração d e uma ata prevendo preço para a prestação de ser viços e que permita futuras contratações sem novas licitações? B) Um deputado integrante da oposição, constatando que os preços constantes d a ata são 20% superiores a os praticados pelas três maiores empresas do setor, poderá impugnar a ata?
- A Secretari a de Saúde do Município de Muriaé – MG realizou procedimento licitatório na modalidade de concorrência, do tipo menor preço, para aquisição de insumos . A o final do julgamento d as propostas , observou -se que a microempresa Alfa havia apresentado preço 8% (oi to po r cento) superior em relação à proposta mais bem classificada, apresentada pela empresa Gama. D i ante desse cenário, a Pasta da Saúde concede u à microempresa Alfa a oportunidade de oferecer proposta de preço inferior àquela trazida pela empresa Gama. Valendo -se disso , assim o fez a microempresa Alfa, sendo e m favor desta o objeto do certame. Inconformada , a empresa Gama interpôs recurso , alegando, em síntese , a violação do princípio da isonomia, previsto no A r t. 37 , X X I, da Constituição da República e no Art. 3º , da Le i n° 8.666/1993. Na qualidade de Assessor Jurídico da Secreta ri a de Saúde do Município de , utilizando - se de fundamentação e argumentos jurídicos, responda aos itens a seg ui r. A) É juridicamente correto oferecer tal benefício para a microempresa Alfa?
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com