Prova de processo constitucional
Por: Matheus Loiola • 5/10/2021 • Exam • 264 Palavras (2 Páginas) • 111 Visualizações
Nome do(a) Aluno(a): Matheus Gonçalves Loiola
Matrícula: 201602748675
Disciplina: PROCESSO CONSTITUCIONAL
Data: 04/10/2021
Período: 2021-02/ AV1
Turma: 1001
Respondas as questões abaixo de forma concisa e fundamentada. Todas as questões têm peso igual.
1.Qual a função do Advogado Geral da União nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade? O trabalho dele pode ser impactado pela jurisprudência majoritária do Supremo Tribunal Federal em casos semelhantes?
R: Dependendo do caso concreto, o AGU defende a constitucionalidade da norma, porém, o Advogado-Geral da União não é obrigado a defender tese jurídica que sobre ela o STF já tiver se manifestado pela inconstitucionalidade.
2.Como diferenciar o sistema difuso do sistema concentrado de Constitucionalidade?
R: O controle difuso aplica-se ao caso concreto, quando a lei já está em vigor, e a partir daí deve-se analisar sua constitucionalidade. Já no controle concentrado, analisa-se a constitucionalidade a partir da criação de uma lei ou norma, de forma abstrata, antes mesmo de ser aprovada, podendo ser declarada inconstitucional antes mesmo de sua apreciação pelos legisladores.
3.Por que se diz que o Brasil detém um sistema misto de controle de constitucionalidade?
R: Porque o Brasil se utiliza do sistema difuso de controle de constitucionalidade – inspirado pelo sistema surgido nos Estados Unidos da América – e do sistema concentrado de constitucionalidade, que analisa, de forma abstrata, a inconstitucionalidade, ou não, de uma lei ou norma.
4.O que é cláusula de reserva de plenário?
R: Cláusula de reserva de plenário significa dizer que o julgamento da inconstitucionalidade de uma norma ou lei somente deve ocorrer respeitando o quórum do tribunal e, através dos votos, a maioria absoluta.
...