RESUMO VIGIAR E PUNIR
Por: Havilanicolau • 11/11/2020 • Resenha • 941 Palavras (4 Páginas) • 585 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CAMPUS DEPUTADO JESUALDO CAVALCANTE BARROS
RESUMO
FOUCAULT. Michel.O corpo dos condenados. In:____. Vigiar e punir: história da violência das prisões. 36ª ed., Petrópolis-RJ: Vozes, 2009, pp.09-33/186-216.
Michel Foucault,em sua obra Vigiar e Punir ,descreve uma das mais antigas formas de punição pública sendo aplicada à um réu, para servir de exemplo a sociedade . No decorrer do livro se fala sobre essas leis e punições que deixaram de ser adotadas ,por passarem a ser vistas no decorrer dos anos como uma iniciativa a violência ,e a partir daí vai ser adotados novos métodos de punições e novas leis .
Na antiguidade as formas de punição eram feitas em grandes fogueiras e em festas de punições. Três décadas mais tarde eles passaram a utilizar artigos que visavam principalmente a ordem ,em que os condenados tinham regras e horários para tudo ,como para acordar .estudar,trabalhar ,refeições e para dormir. Porque com o passar do tempo eles perceberam que a execução pública acabou sendo vista como iniciativa a violência ,e os juízes no final das contas eram vistos como assassinos e o suplicado como objeto de piedade.
Tendo em vista disso começou a se utilizar médicos, psicólogos, psiquiatras e educadores no lugar de carrascos para preparar os réus em uma nova forma de punição ,uma que seria sem dor, rápida e sem demonstração de violência a sociedade . Uma das formas adotadas era injeções para o réu não sentir dor ,cadeiras elétricas e guilhotina .
Depois ele vai falar sobre uma forma de organização social através da quarentena de uma peste ,em que todos tem que ficar isolados em suas respectivas casas para não correr o risco de pegar ou passar a peste. As ruas são monitoradas por vigias em cada quarteirão, as pessoas recebem seus alimentos por uma tubulação e depois de três semanas as suas casas são purificadas.
Houve um sonho político em cima disso ,no qual a peste era uma metáfora para obter uma organização do Estado ,que suscitou modelos disciplinares. Com ela houve uma divisão do normal e anormal que eram os dispositivos disciplinares da peste . Todos os mecanismos de poder que ainda se tem nos dias de hoje giram em torno do anormal ,para marca-lo e modifica-lo.
Logo em seguida ,Foucault ,vai discorrer sobre uma forma de objetivo disciplinar de Betham : o panoptismo ,que consiste em uma construção em formato de anel e com uma torre no seu centro que é dividido em várias celas ,em que várias pessoas com problemas diferentes podem ficar nesse lugar ,mas apenas com uma pessoa em cada cela, para que seu problema não se agrave ou afete o pensamento das outras pessoas ,assim poderá voltar a sociedade depois de um tempo com a sua mente recuperada.
...