Registro Escrito Para Elaboração de Lei Municipal
Por: patrick_duarte • 1/11/2018 • Ensaio • 741 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Criação de taxa para manutenção de ramais de água e esgoto
Autores:
Cláudio Eduardo dos Santos
Danilo Andrade Nunes
Felipe Alfredo Anunciação
Leandro Cássio Pereira
Leandro Oliveira Ferreira
Patrick Duarte da Costa
Orientador:
Professora Lucille Gomes Garcia
Professor Paulo Roberto
Introdução
O presente trabalho é resultante da experiência proposta pelo professor e vivenciada no componente curricular Projeto Integrador, no 2º período, do 2º semestre de 2017, vez que o mesmo foi desenvolvido por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez.
A temática visa elaborar uma forma de isenção de taxas de serviços prestados pela Superintendência de Agua e Esgoto de Araguari (SAE) aos residentes com renda comprovadamente baixa.
1 Observação da Realidade
Foi realizado um estudo com o objetivo de criar um projeto de lei para implantação da taxa de cobrança de manutenção da troca de ramais da rede de água e esgoto.
1.1 Justificativa
Atualmente existe uma cobrança exacerbada perante aos serviços prestados nas vias públicas. Com base nisso, a prerrogativa que estabelecemos é a cobrança de um valor simbólico aos residentes, e a isenção de tal cobrança para aqueles que comprovadamente se encaixem nos programas do governo federal e estejam cadastrados no Cad Único.
1.2 Problema
Saber qual a melhor forma de implantar a isenção de taxas para pessoas menos favorecidas.
2 Pontos-Chave
Nesta etapa, procuramos identificar os possíveis fatores imediatos e também os condicionantes maiores, associados ao problema em questão.
Possíveis fatores imediatos:
- Os aspectos pelo qual dará agilidade do serviço de manutenção e reparos.
Possíveis condicionantes maiores:
- O aspecto da possibilidade desse projeto de lei não ser aprovado no poder legislativo.
3 Teorização
Nesta etapa, fomos buscar uma fundamentação teórica que nos propiciasse um maior embasamento a respeito dos pontos-chave levantados e que, consequentemente, pudesse nos conduzir às hipóteses de solução para o problema eleito. As teorias em forma de artigos foram as seguintes: Direito Tributário: Uma análise jurídica sobre "Taxas", O princípio da capacidade contributiva, “Justiça tributária: questão de cidadania. O princípio da capacidade contributiva” e
Cumpre ressaltar com relação ao tema escolhido, a importância de delimitar a diferença existente entre tributo, imposto e taxa, baseado no artigo: “Qual a diferença entre tributo, imposto e taxa?”.
3.1 agilidade no processo de manutenção
Segundo diálogo com o Dr. André Fabiano Reis, superintendente da SAE o serviço prestado só é executado mediante pagamento das taxas de massa asfáltica e troca de ramal.
3.2 REPROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI NO PODER LEGISLATIVO
O projeto de lei será tramitado nas formas da lei.
4 Hipóteses de Solução
A reflexão dos aspectos desenvolvidos na teorização, realizada com base na literatura, como mencionado anteriormente no tópico Teorização, possibilitou, nesta etapa, apresentar diversas alternativas que contribuem para a solução do problema estudado:
- Fortalecer a idéia de cidadania na nossa sociedade;
- Desenvolver a igualdade no que se diz respeito aos tributos;
- Ofertar a isenção ou no mínimo o pagamento proporcional aos comprovadamente necessitados e às entidades carentes;
- Realizar atividades específicas junto ao órgão responsável para propor as idéias;
- Elaborar o cronograma de atividades para ser desenvolvido junto aos integrantes e o órgão responsável;
- Incentivar toda a sociedade ao tratamento diferencial de acordo com as diferenças evidentes no meio social, de forma a alcançarmos a uma utopia.
5 Aplicação à Realidade
A partir da análise das hipóteses de solução, de uma reflexão acerca dos fatores imediatos e dos condicionantes maiores, bem como do contexto no qual se encontra o problema em questão, foi possível eleger algumas contribuições para a solução do problema apresentado, com o objetivo de intervir na realidade de modo a buscar o atendimento às necessidades de manutenção das vias de água e esgoto para os moradores do nosso município e ainda, viabilizar a isenção das respectivas taxas àqueles comprovadamente pobres.
...