Resenha - O que é direito
Por: Adriana Moreira • 13/11/2017 • Bibliografia • 259 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Resenha Crítica - ‘’O que é direito’' de Roberto Lyra Filho
Inicialmente em sua obra ‘ Direito e Lei’ o autor Roberto Lyra Filho, estabelece que a dificuldade em uma apresentação de direito é abstrair imagens errôneas que as pessoas admitem como real idéia sobre o que é Direito. Destas definições do que é Direito, por um problema de senso comum, muitos confundem o mesmo com lei, como se ambos fossem algo único, tanto que vários autores, em destaque ingleses e americanos, utilizam “Right” para Direito e “Law” para lei, na busca de diferenciar suas designações
De acordo com ele, a lei provém do Estado e, em última análise, está ligada à classe dominante, pois o Estado fica sob o controle dos detentores do poder econômico. A legislação compreende Direito e Antidireito: isto é, o Direito propriamente dito, reto e correto, e a negação do Direito, alterado pelos interesses do poder estabelecido. O Estado tenta convencer o povo de que não há nada acima da lei.
Além disso, o Direito não pode ser restrito à legislação. Contempla-lo por um todo implica analisá-lo dentro do processo histórico, relacionando legalidade e legitimidade nesse processo. A lei deve ser considerada um acidente no processo jurídico.
Por fim, Não há como definir o Direito, já que este está em constante mutação junto à sociedade em que ele está aplicado, não podendo assim se limitar a definições prontas.
...