Resenha Os Casos dos Exploradores de Caverna
Por: Janainna Valeria • 4/12/2018 • Resenha • 780 Palavras (4 Páginas) • 193 Visualizações
FULLER, Lon Luvois.; O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA. 1°Ediçao. Russel Editora. Campinas-SP. 2009.
O autor Lon Luvois (1902-1978), além de ser um renomado filosofo ocidental também é considerado um dos juristas da América. Formado em economia e Direito em Stanford, publicou muitos estudos relacionado ao Direito e a filosofia. Teve grande reconhecimento quando publicou em 1949 o ensaio “O caso dos exploradores de caverna”, livro que atualmente serve de estudo e debates em universidades do mundo inteiro, utilizado por acadêmicos de Direito e professores. Outra obra bastante conhecida é a The Morality of law, obra na qual discute legislação e moral, além destas, “Os Oitos Aspectos que Conduzem à Invalidação de Qualquer Sistema Jurídico” também é de sua autoria.
A Obra “ O caso dos exploradores de caverna”, conta a historia de cinco exploradores que após entrar em uma caverna foram impossibilitados de sair da mesma, já que caiu um amontoamento de pedras bloqueando então a única saída conhecida. Seus familiares após sentir a falta daqueles exploradores, foram procurar saber aonde eles se encontravam, e assim foi verificado que esses exploradores estavam presos na caverna, logo foi chamado a equipe de busca para fazer o possível para retira-los daquele terrível lugar. Foram se passando dias e as buscas não tinham resultados positivos, foi perdido 10 heróis de busca na tentativa de salvar os exploradores.
Os exploradores consigo, levaram um radio que dava de eles se comunicarem com a equipe, ao conseguir comunicação perguntaram como estava as buscas, só comprovou oque os mesmos sabiam. Passado mais de 15 dias presos, realizaram uma nova comunicação para saberem quais eram as chances de sobrevivência, foi chamado então médicos, que admitiram que as chances de sobrevivência eram mínimas, então Roger Whetmore fez a seguinte pergunta se era possível sobreviverem se alimentando de carne humana, o médico apenas afirmou que sim.
Após a tirada de duvida, Roger então sugeriu aos demais um sorteio com dados, sorteio no qual decidiria qual deles seria sacrificado. Após pensar com clareza no que tinha sugerido decidiu então que era uma péssima ideia, porém os outros exploradores apoiaram que era a única chance de sobrevivência e assim prosseguiram com o sorteio. R.Whetmore, negou-se a jogar os então outro explorador jogou em seu lugar, com uma má sorte o mesmo foi escolhido para o sacrifício. Passado alguns dias os exploradores foram salvos e logo levados para um hospital para se recuperarem da desidratação e perda de peso. Quando recuperados foram a julgamento por terem cometido homicídio doloso.
Foram julgados no Superior Tribunal de Newgarth por cinco juízes para escolher uma sentença para os exploradores sobreviventes, ir para a forca ou receberem uma pena menos rígida que a pena de morte. Cada juiz construía uma tese na qual era derrubada por outro juiz que estava no tribunal, teve um juiz que por motivos emocionais decidiu se abster do voto pois achou o caso perturbador para sua moral. As teses derrubadas eram focadas apenas em “aquele que tira a vida de um individuo não tem direito á vida”. Depois de muitos debates de que os mesmos agiram de forma natural para a necessidade que se encontravam ou cometeram mesmo o homicídio, os votos ficaram empatados pelos juízes se os exploradores iriam para a forca
...