TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ECA ESTATUDO DO ADOLECENTE E DA CRIANÇA

Por:   •  6/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE FASAM SUL-AMERICANA

PROFESSORA: MARCIA ROSANA RIBEIRO CAVALCANTE

ALUNA: JÚLLIA RILIRY SANTOS RODRIGUES

TURNO: MATUTINO  

CONSELHO TUTELAR: características, atribuições, competência, mandato, eleições.

O Conselho Tutelar é órgão não-jurisdicional, autônomo e permanente. Tem como principal objetivo zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Para desempenhar suas funções, ele deve fazer uso das estruturas determinadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre tendo em vista que se trata de um serviço público relevante para a sociedade. A característica não jurisdicional explicita que o CT não é um subalterno do Poder Judiciário e de nenhuma forma deve executar ou usurpar a tarefa de tal órgão. Outro assunto relevante é saber que o órgão autônomo zela pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, condição essa que diverge do ato de tutelar os sujeitos de direitos e seus pais ou responsáveis. Atendemos crianças e adolescentes com os direitos ameaçados e violados pela sociedade e Estado, pais ou responsável e em razão da própria conduta da criança e do adolescente, aplicando as medidas de proteção.

O ECA outorgou o CT como uma autoridade que tem competência para determinar medidas de proteção, assim como o Juiz, contudo apenas em nível administrativo.

O CT também atende e aconselha os pais ou responsável, aplicando medidas protetivas. O ato de aconselhar não deve ser confundido pelo trabalho técnico de orientação e acompanhamento feito, por exemplo, por psicólogo ou assistente social, pois é uma ação de informar aos genitores sobre seus direitos para com os órgãos, programas e serviços do Sistema de Garantia de Direitos e deveres de criar, assistir e educar os filhos.

Para garantir a execução de tais medidas foi atribuída ao CT a prerrogativa de requisitar serviços públicos nas áreas de educação, serviço social, saúde, segurança, previdência e trabalho, podendo também representar à autoridade judiciária as situações de descumprimento injustificado de suas atribuições (BRASIL, 1990).

O Conselho Tutelar é composto por 05 membros titulares e 05 membros suplentes escolhidos pela população local para cumprirem um mandato de 04 anos, mediante novo processo de escolha. Sendo que o ECA estabelece alguns critérios para compor esse importantíssimo órgão, como: ter idade igual ou superior a 21 anos; idoneidade moral e; residir no município (BRASIL, 1990).

Dessa forma, os membros do CT terão assegurados os direitos a férias remuneradas, licença maternidade e paternidade, décimo terceiro ou gratificação natalina e cobertura previdenciária. 

Os interessados em votar precisam ter mais de 16 anos e estar regularizado com a Justiça Eleitoral, além de cadastrados nos tribunais regionais eleitorais até 14 de junho deste ano. O voto não é obrigatório. Um total de 30.000 conselheiros deverão ser eleitos nos 5.956 conselhos em funcionamento em todo o território nacional: 1.885 no Nordeste, 1.830 no Sudeste, 1.234 no Sul, 527 no Centro-Oeste e 480 no Norte.

DOS CRIMES E INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS PREVISTOS NO ECA.

As infrações administrativas são forma de expressão do poder de polícia da Administração Pública, caracterizando-se como a interferência Estatal na esfera privada, à medida que restringem direitos individuais em nome da coletividade.

A natureza do procedimento de apuração da infração administrativa desperta divergências tanto na doutrina quanto na jurisprudência.

De um lado, há a tese que defende a natureza administrativa do procedimento. Na mão oposta, os que insistem na natureza jurisdicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (146.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com