Trabalho Constituição Federal
Por: joaofmf • 30/4/2020 • Monografia • 609 Palavras (3 Páginas) • 177 Visualizações
Universidade Nove de Julho – UNINOVE
Departamento do Curso de Direito
Atividade
Constituição Federal
Título I
Dos Princípios Fundamentais
João Francisco Munhoes Faria
RA: 3020103222
Campus: Vila Prudente
Período: Diurno
Turma : 1B
São Paulo
Abril/2020
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, nela consta todos os direitos adquiridos para nossa nação.
Irei usar do título I “ Dos Princípios Fundamentais”, artigo 3 “ Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:”
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
Erradicar vem do Latim “erradicare”, ou seja, eliminar, exterminar, acabar. Marginalização levando para o lado criminal vem de latim”violentia”.
Em qualquer pais que possua uma grande desilgualde social, mesmo que dividido por estados, municípios ou até mesmo bairros, acaba desencadeando como por natureza a marginalização.
O Estado deveria prover saneamento básico, saúde, moradia e estudo, para que a pessoa não se sinta abandonada, desprezada.
O “Erradicar a pobreza” eu tenho como entendimento e ponto de vista pessoal, que o estado deveria não dar auxílios, auxílios e mais auxílios e sim uma capacitação, oferecendo uma escola pública de qualidade, cursos profissionalizantes, capacitando o mesmo para que assim ele não se sinta em desigualdade perante outros ou sinta-se abandonado pelo estado e acabe se marginalizando.
Lógico que um auxilio aos mais carentes é necessário, contudo não pode ser a única coisa a oferecer, eu compararia até mesmo com a “A teoria das janelas quebradas ou "broken windows theory"”,
Uma população independente da classe social, poder aquisitivo, bairro, etc., sentindo-se ela abandonada, sem aparo logo leva ela a pensar que também não existe leis e acaba cometendo crimes.
O que diz a “Políticas Sociais”; que ela é voltada ao bem estar geral da população e em caráter distributivo destinada principalmente as pessoas de baixa renda em situação de pobreza ou pobreza extrema, realizar de qualquer forma o desenvolvimento econômico e a redução da desigualdade econômica.
Mas o que vemos infelizmente no nosso governo, é extremamente ao contrário, a maioria são corruptos só estão imbuídos em benefícios próprios, em seu bem-estar geral e esquecem que por completo da população.
Exemplo disso temos a área da saúde, em gestão anteriores quando o pais estava em evidencia devido a um evento mundial “ Copa do mundo de Futebol”, foram erguidos perfeitos “ elefantes brancos” ou seja estádios caríssimos uns estão sem uso e foram gastos Bilhões, em obras desnecessárias, esquecendo-se por completo a nossa falta de escolas e hospitais e a população ainda foi obrigada a escutar de nossos governantes que “não se faz copa sem estádios”.
Hoje estamos passando por uma grave situação de saúde onde afeta todas as classes socias, devido a uma pandemia. Hoje vemos a falta que os hospitais estão fazendo, em contraparte o governo está gastando mais Bilhões para levantar hospitais emergências nos próprios estádios que estão sem uso.
...