Trabalho Direito Civil
Por: Marcos Filho Sá • 8/3/2021 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
Aluno: MARCOS ANTONIO ALVES DE SÁ FILHO
Matrícula: 20470
Turno: Noturno
Disciplina: Direito Civil VI
- Pergunta: domínio de bem móvel se adquire da mesma forma que o domínio de bem imóvel? Qual a diferença?
- Pergunta: Quem compra um imóvel e não registra no RI é considerado dono? Por que?
- Pergunta: a aquisição da propriedade de bem móvel e imóvel acontece sempre da mesma forma? Qual o modo de aquisição originária da propriedade mais comum para móveis e imóveis?
- Pergunta: a propriedade aparente é considerada como uma forma de aquisição da propriedade? Por que?
1 – Não, o domínio representa a propriedade que seria/será exercida sobre bens físicos. Para bens moveis o domínio se dar através da tradição. Quando o domínio deve ser transferido do vendedor ao comprador após o pagamento do preço estipulado, ou de saldar uma dívida com dação em pagamento. Já o bem imóvel precisa de um registro para comprovação da aquisição do bem.
2 – Não, enquanto o comprador não registrar o imóvel ele não tem a garantia de ser dono do imóvel. Como diz o art.1.245 “§1 o Enquanto não se registrar o título translativo, o alienante continua a ser havido como dono do imóvel.”
3 – Não, existem diversas formas de como a propriedade pode ser adquirida, como a compra e registro do bem ou a usucapião. O modo originário mais comum é a usucapião, já que não precisa da autonomia privada, não há acordo das partes e sim uma posse mansa, passiva e contínua.
4 – Sim, existe a suposição. Mas não pode ser considerada proprietário caso seja um terceiro de má-fé. Já um terceiro de boa-fé pode ser considerado o proprietário, mesmo havendo por trás a vontade de fraudar, como tirar um bem do nome de alguém para que não seja alcançado por um credor.
...