Trabalho Interdisciplinar
Por: mts17 • 13/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GRADUÇÃO EM DIREITO
GUILHERME VELAME
GUSTAVO AGUIAR FERNANDES
MARIANA SILVA MOURA
MARINA BRAMONT BASTOS
MATEUS SANTOS DA SILVA
PEDRO HENRIQUE DE SOUZA PEIXOTO
UNIVERSIDADES: Origem, Importância e Acessibilidade
GUILHERME VELAME
GUSTAVO AGUIAR FERNANDES
MARIANA SILVA MOURA
MARINA BRAMONT BASTOS
MATEUS SANTOS DA SILVA
PEDRO HENRIQUE DE SOUZA PEIXOTO
UNIVERSIDADES: Origem, Importância e Acessibilidade
Trabalho apresentado junto ao curso de Direito da Universidade Católica do Salvador, à disciplina de Iniciaçação à Vida Universitária, como requisito parcial da Unidade II.
Orientador(a):Professor Darius Quadros
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 O QUE É UMA UNIVERSIDADE?......................................................................... 04
3 QUAL A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE PARA A FORMAÇÃO DA PESSOA?................................................................................................................. 05
4 POR QUE AINDA EXISTEM TÃO POUCAS PESSOAS COM ACESSO À UNIVERSIDADE?..................................................................................................... 06
5 CONCLUSÃO........................................................................................................ 07
REFERÊNCIAS......................................................................................................... 08
1 INTRODUÇÃO
O trabalho em questão tem por objetivo analisar temas envolvendo a universidade, mostrando sua origem, sua atuação na formação de pessoas e os problemas envolvendo a acessibilidade.
Antes de tudo é preciso entender qual a origem das universidades, como é organizada e suas funcionalidades. Além disso, como está integrada a sociedade, já que elas, além de ensinar, são responsáveis por integrar o aluno ao mundo que o engloba. Daí surge a importância de sua existência, pois ensina os alunos a produzirem pensamento crítico (além das matérias referentes ao curso) e colocarem tudo isso em prática em seu cotidiano.
A partir disso é importante se preocupar com os problemas envolvendo a acessibilidade a esse espaço, sobretudo no que diz respeito às pessoas de baixa renda, pois sem isso a população se torna menos crítica e passível em relação aos problemas sociais enfrentados diariamente.
.
2 O QUE É UMA UNIVERSIDADE?
Uma das primeiras Universidades que surgiu no mundo segundo pesquisadores, foi a Escola de Escribas Sumérios Eduba, por volta de 3500 a.C., porém apesar desses conhecimentos, a Universidade foi apenas reconhecida durante o Século V com a Universidade de Nalanda que tinha como principais cursos a Filosofia, Matemática, Astrologia, Teologia, Anatomia. E em 1088, na Itália surgiu a primeira universidade da Europa com os seguintes cursos de graduação: Teologia, Medicina e Direito.
Relatado então tais conceitos históricos, abordaremos agora então questões mais atuais a respeito da Universidade. Podendo ser apresentada como um órgão público ou privado, a Universidade tem o papel de preparar o indivíduo a nível superior para que o mesmo possar atuar no mercado de trabalho com melhor eficácia, trazendo também para ele uma melhor remuneração, podendo também seguir ramo científico, e os métodos de ensino dela é caracterizado teórico e prático. A bancada organizadora de uma universidade é composto de professores, alunos e funcionários que exercem seus devidos papeis de atuação.
Um dos requisitos para poder entrar nas Universidade, é que é preciso ter o ensino básico completo (nível fundamental e médio) e fazer o vestibular que nada mais é que uma prova de conhecimentos gerais da instituição que se deseja fazer parte. Além dos vestibulares, o Governo disponibiliza outro meio de porta de entrada às Universidades que é o Enem, que garante a todos a oportunidade de entrada nessas universidades, apesar de não ser um sistema justo.
As universidades dão aos alunos uma série de ensinos, de pesquisa e de extensão, que servem de ajuda a comunidade, e que devem oferecer quatro ou mais programas de graduação, devendo conter assim um mínimo de um terço de mestres e doutores já que quanto mais tempo de contribuição tiverem os professores, é mais provável que passem mais conhecimentos e experiências e tendo em vista que seus maiores objetivos é a construção de bons profissionais.
Percebe-se então depois das análises, que a Universidade não é composta apenas de matérias e aulas, é nelas também que os alunos interagem de certo modo com a sociedade e diversas culturas, costumes. Ajudando assim, no conhecimento do profissional para que ao exercer sua profissão possa ter bases sociais adquiridas na sua graduação.
3 QUAL A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE PARA A FORMAÇÃO DA PESSOA?
A universidade exerce papel fundamental na sociedade e não está acima dela nem desconectada a ela; estão intimamente ligadas. Ela não é absoluta nem incontestável.
As universidades existem para gerar o conhecimento, produzir pensamento crítico, além de desenvolver cidadãos, profissionais e lideranças intelectuais. A questão aqui é que essas funções operam subjetivamente, isto é, são realizadas, mas variam de acordo com a época e a sociedade em que a universidade está inserida. Em certa medida, cada período histórico, cada sociedade e cada Estado têm a universidade que podem ter, por mais que a instituição universitária, tenha autonomia e possa, justamente por isso, operar com alguma liberdade em relação às circunstâncias histórico-sociais que lhe servem como alicerce. É por isso que há determinados períodos em que as universidades passam por uma “crise”, uma fase de reestruturação da produção do conhecimento e organização dos saberes, pois a explicação do mundo, nos hábitos e comportamentos intelectuais, no modo de trabalhar e conceber o trabalho mudam de acordo com o contexto histórico-cultural no qual a universidade está inserida. Ou seja, a realidade do mundo reflete nos ideais das universidades.
...