Trabalho da Disciplina: Direito Processual Constitucional
Por: Juliane Pinheiro • 21/3/2020 • Resenha • 613 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO: CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO
Resenha Crítica de Caso: A DOUTRINA DE STAREDECISISE LAWRENCE V. TEXAS
JULIANE PINHEIRO DA SILVA
Trabalho da disciplina: Direito Processual Constitucional
Tutor: Guilherme Sandoval Goes
Criciúma/SC
2019
CASO: A DOUTRINA DE STARE DECISISE LAWRENCE V. TEXAS
Referências: "Lawrence v. Texas"
A Doutrina de Staredecisise Lawrence v. Texas analisa o direito Civil e o direito consuetudinário, onde Lawrence lutou pela liberdade de conduta sexual consensual entre adultos, não importando a orientação sexual, invalidou todas as leis que criminalizavam a sodomia consensual entre pessoas do mesmo sexo.
O direito civil tem como base os códigos de lei, os Tribunais não podem criar novas leis, apenas interpretam o que está expressamente na constituição e demais normas legais.
Já o direito consuetudinário, por ser julgado com base nos costumes, foi adotado por diversos países como Inglaterra, Austrális e EUA, onde os juízes não apenas aplicam a lei, mas interpretam conforme costumes e lacunas existentes na legislação, podendo inclusive criar uma nova lei a partir de algum caso particular, se houver lacuna, onde o termo "Stare Decisis" nada mais é do que "decidir as coisas".
Os países que adotaram o direito consuetudinário possuem também uma constituição e estatutos que regulamentam a lei, então os juízes tanto interpretam a lei quanto os outros dispositivos que sejam capazes de decidir sobre um caso particular, devendo seguir o mesmo entendimento se houver caso similar já decidido.
Nos EUA a constituição americana é suprema, sendo qualquer lei contrária inválida, porém é a corte americana que dá a palavra final, podendo realizar interpretação e decidir se está em conflito com outra lei.
Como relatado inicialmente, se travou uma luta a questão de Lawrence e Tyron e o Estatuto do Texas, tendo em vista que no Texas era considerado crime duas pessoas do mesmo sexo se relacionarem, o Estado interferiu a relação de particulares que tiveram sua privacidade invadida.
No entanto, com base no próprio Estatuto do Texas, que dispõe proteção igual a todos, mantendo a dignidade da pessoa livre, assim como seus direitos, cabendo ao Estado apenas respeito a liberdade que cada pessoa tem dentro de sua casa.
Assim a Corte Americana, através da doutrina Stare Decisis, examina cada caso, julga e consolida decisões refletidas nos costumes similares, para garantir os direitos fundamentais da sociedade, portanto a liberdade protegida pela Constituição permite a escolha de sua orientação sexual.
Outros casos similares que foram levados a Corte Americana, foi entre Roe v. Wade e a constitucionalidade de um direito protegido ao aborto que teve seu pedido negado, e atraves do Stare Decisis foi alcançado o direito de privacidade e responsabilidade pessoal e o caso de Plessy v. Fergusum referente a segregação racial em transportes públicos.
...