Vulnerabilidade do consumidor
Por: ale_pelli • 12/12/2015 • Trabalho acadêmico • 326 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR NO CONSUMO CONTEMPORANÊO
Leonardo Canez Leite;
Abel Gabriel Gonçalves Junior
Lucas Gonçalves Conceição
Rubens Rodrigues Vasconcelos
Taiane da Cruz Rolim
Éder Dion de Paula Costa (Orientador)
RESUMO:
O estudo tem como abordagem questionar os efeitos do consumo contemporâneo, através de pesquisas bibliográficas, apoiando-se, nas obras Zygmunt Bauman (2008), Adalberto Pasqualotto (1997) e Bruno Miragem(2008). Assim como, pesquisas divulgadas pelo jornal impresso.
Com o advento da internet e outras mídias, o mercado ganhou novas formas de impulsionar as vendas. Infere-se que a forma mais agressiva de publicidade verifica-se na internet que deixou o consumidor hipervulnerável por conta dos impulsos proporcionados pela publicidade nos sites de redes sociais. A cada clique, uma nova compra. Portanto, não é somente uma problemática consumerista, mas também de caráter social tendo em vista que vários brasileiros encontram-se em inadimplência em razão dos impulsos provocados pela facilidade de realizar compras. As políticas sociais voltadas para o assunto são tímidas e os órgãos de proteção aos consumidores não possuem autonomia suficiente para vetar o avanço da publicidade ilícita e que induzem os consumidores ao erro, assim como, sites estrangeiros que não há qualquer espécie de regulamentação para coibir a sua expansão.
Diante desta pesquisa, percebe-se a importância do reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor, principalmente no consumo contemporâneo. O estudo, evidência também que os fornecedores fazem uso de publicidades ilícitas, desrespeitando os direitos básicos do consumidor, previstos em lei. Ocorre que mesmo o consumidor possuindo direitos é vitima do consumo desenfreado, gerando números cada vez maiores de inadimplência. Por fim, o estudo demonstra a importância da ética no consumo contemporâneo para diminuir o conflito que chamamos de “relação de consumo” entre consumidor e fornecedor.
Palavras chaves: Assessoria Jurídica Popular Universitária; Extensão Universitária; Ensino Jurídico.
[pic 2]
...