Lei de Responsabilidade Fiscal
Por: Wanderson Oliveira • 16/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 419 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
DISCIPLINA DE TEORIA ECONOMICA
JOSÉ WANDERSON XAVIER DE OLIVEIRA
MATHEUS JOSÉ ALMEIDA DA SILVA
MICAIAS DO NASCIMENTO ROCHA OLIVEIRA
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
MACEIÓ-AL
2016
JOSÉ WANDERSON XAVIER DE OLIVEIRA
MATHEUS JOSÉ ALMEIDA DA SILVA
MICAIAS DO NASCIMENTO ROCHA OLIVEIRA
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Econômica como registro das aulas realizadas na segunda unidade por supervisão da professora Livia de Cerqueira Angelo.
MACEIÓ-AL
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. FINALIDADE E OBJETIVO
2.2. VANTAGENS
3. CONCLUSÃO
- INTRODUÇÃO
A Lei de responsabilidade fiscal é também conhecida como lei complementar n° 101/2000 – LRF. Em 1990 houve uma grande crise mundial, o brasil estava altamente endividado, estava com baixa de investimentos, ou seja, não tinha dinheiro para pagar as dívidas, tinha excesso de gasto com as pessoas. Então o estado precisava arrumar uma forma de controlar seus gastos, de pegar as dividas principalmente a dívida pública externa, onde para isso foi criada a lei que determina a responsabilidade das pessoas que utilizam o dinheiro público.
Na verdade, a lei de responsabilidade fiscal, foi criada com o intuito de arranjar uma forma no brasil pós a reforma administrativa de 1995, o chamado plano diretor. Então era preciso regulamentar as finanças, porque, embora tenha a lei 4320, que fala da contabilidade pública no Brasil, embora tenha determinações, normas do senado. Teve-se que criar uma lei sobre tudo que já existia em termo de normatização em relação aos gastos públicos.
- DESENVOLVIMENTO
Percebemos que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) possui finalidade sob vários ângulos. Ela busca a prevenção e a correção de toda situação que viesse prejudicar o equilíbrio entre as receitas e as despesas públicas. Para tanto, os seus mandamentos pretendem que sejam evitados os riscos de desvios daquele equilíbrio, combatendo as fraudes, a corrupção, o desperdício e outros elementos perniciosos aos interesses da sociedade. Assim, podemos identificar importantes finalidades da LRF, as quais podemos ter como verdadeiros os princípios a serem acatados por todos os que, direta ou indiretamente, se envolvem com a administração pública.
- FINALIDADE E OBJETIVO
A lei de responsabilidade fiscal visa, e busca alguns pontos para melhorar a situação financeira do pais nas diversas áreas, entre esses pontos estão a busca do equilíbrio atual entre o valor das despesas a serem realizadas com as ações do governo de toda natureza e as receitas disponíveis para essa finalidade; a prevenção dos futuros desequilíbrios fiscais dos governos, por meio da limitação de gastos públicos permanentes, compensando com medidas adequadas os efeitos financeiros vindo do aumento dos despesas de duração continuada; a preservação do patrimônio público; a administração adequada dos recursos públicos, especialmente quanto à manutenção das dívidas públicas; o acesso pleno de toda a sociedade aos resultados fiscais produzidos por meio dos recursos públicos, incentivando-se de todo modo a participação popular; a transparência quanto ao uso dos recursos públicos, principalmente por meio da realização de audiências públicas e publicações em meios eletrônicos, entre outros pontos.
A lei também tem estratégias quanto ao mecanismo, voltados principalmente para os limites de gastos continuados, especialmente com pessoal
Aos limites para endividamento público; à definição de metas fiscais anuais, pelo menos para os três exercícios futuros; à compensação para despesas permanentes; ao controle das finanças públicas em anos de eleição e, finalmente, à imposição de punições para os infratores das determinações expressas, bem como para os casos em que não se procederem os necessários ajustamentos legalmente determinados.
...