O que São Sombustíveis Biocombustíveis Subtópicos
Por: aclaradmp • 14/4/2023 • Projeto de pesquisa • 914 Palavras (4 Páginas) • 88 Visualizações
Biocombustíveis
Subtópicos
• O que são combustíveis
Os combustíveis são determinados como substâncias que, ao sofrerem uma reação química com outra, acabam produzindo energia térmica. Essa energia pode ainda ser convertida em energia mecânica, a fim de realizar trabalho. Os combustíveis podem ser divididos entre renováveis e não renováveis, apresentando-se nos estados sólido, líquido ou gasoso. Devido à grande emissão de gases poluentes na atmosfera pela utilização de combustíveis fósseis (os não renováveis), busca-se uma maior utilização de combustíveis renováveis como fontes alternativas de energia.
• Reação de combustão
Uma reação de combustão pode ser caracterizada pelo consumo de um combustível, isto é, o material gasto para produzir energia, na presença de um comburente, que costuma ser o gás oxigênio. Por exemplo, para que um carro se movimente é necessário que ele tenha algum combustível, como, por exemplo, o etanol. Esse combustível é consumido em uma reação que pode ser representada da seguinte forma:
CH3CH2OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(g)+ energia térmica
combustível comburente produtos
Essa é uma reação de combustão, pois temos o combustível que foi consumido, que é o etanol. Note também que a reação só ocorre em presença de oxigênio (O2(g)) que está no ar atmosférico. Observe que o combustível pode ser líquido, sólido ou gasoso, e que quase sempre o oxigênio é que é o comburente. “Quase sempre” porque podem ser utilizados outros comburentes, como o gás flúor ou o gás cloro. As reações de combustão são um tipo de reação de oxirredução, pois o combustível sofre oxidação e o comburente sofre redução, para a formação dos produtos. Porém, normalmente, o que se deseja obter nessas reações não é o produto, mas sim o calor ou a energia térmica que se produz, como foi mostrado no caso acima, cuja energia é que fez o carro andar. Essas reações também precisam de uma fonte de energia externa que as iniciem. Por exemplo, é necessária uma faísca elétrica para que ocorra a combustão do etanol e da gasolina nos carros; é preciso atritar o palito de fósforos para que ele passe a queimar; e é preciso uma chama para que a vela queime. No entanto, a energia liberada na combustão é suficiente para manter a reação, que continua até que um dos reagentes ou os dois acabem.
• O que são biocombustíveis
Os biocombustíveis podem ser definidos como um termo utilizado para descrever os combustíveis que são produzidos a partir de materiais vegetais (como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, gordura animal e gases provenientes da decomposição de materiais orgânicos, como o metano) que não sofreram processo de fossilização. Empregados em motores a combustão interna ou para a geração de energia elétrica, eles podem substituir parcialmente ou completamente a utilização de combustíveis fósseis. Algo importante em relação a eles é que os biocombustíveis são importantes para a economia dos países, estados e municípios. Pois, a produção de alguns dos principais biocombustíveis depende de cultivos agrícolas, que possuem períodos de safra e empregam temporariamente uma quantidade significativa de mão de obra em diversas etapas de sua cadeia produtiva, em especial no meio rural. A economia local de muitos municípios, a exemplo do que acontece em várias cidades do interior do estado de São Paulo, gira em torno das usinas de biocombustíveis. Eles são ainda comercializados com outras localidades e exportados, gerando receitas para os territórios.
...