PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Por: Gabriela Oliveira • 24/4/2019 • Artigo • 6.029 Palavras (25 Páginas) • 128 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
DISCIPLINA: ECONOMIA
PROF. RONALDO
A OFERTA
A oferta mostra a demanda de um bem reflete os desejos dos consumidores.A oferta expressa o comportamento dos vendedores. Para que os consumidores podem comprar bens e serviços, alguém tem que oferecer ou vende-los. Em economia os agentes econômicos encarregados de produzir bens e serviços são as empresas, que também recebem o nome de produtores e ofertantes.
A oferta expressa as quantidades que os vendedores de um bem ou serviço estão dispostos a oferecer a diferentes preços.
Como é lógico, os consumidores e os vendedores consideram os preços de uma ótica distinta.
Mostra que para compradores, preços muito alto desalentam a demanda, aos ofertantes esse mesmo preço elevado induz a produzir e vender mais desse bem, porque pensam em obter uma receita maior por unidade vendida. Pode-se deduzir, portanto, que existe uma relação direta entre o preço de um determinado bem e a suas oferta. Tal relação direta pode ser observada no quadro a seguir:
Tabela(1)
oferta de garrafas de vinhos
Preços dos vinhos quantidade ofertada[pic 1][pic 2]
Em R$ de vinhos
[pic 3]
- 11
- 10
- 09
- 08
20 06[pic 4]
10 05[pic 5]
05 04
Pode-se deduzir de acordo com a tabela (1), quando maior é o preço dos vinhos, maiores são os desejos de venda destes.
Esta relação direta entre preço e quantidade oferecida, fundamenta-se no suposto de que os bens e serviços são produzidos pelas empresas com a finalidade principal de obter benefícios, e o preço relativo de um produto com respeito aos demais bens é um determinante importante da rentabilidade; de tal maneira que se pode concluir que quanto maior seja o preço do bem, mais rentável pode esperar –se que seja a sua produção e em conseqüência, maior a sua oferta. Este princípio que geralmente subjaz ao comportamento dos ofertantes ou vendedores é conhecido como LEI DA OFERTA.
A lei da oferta expressa a relação positiva que existe entre os preços e a quantidade ofertada.
Deste modo, quando falamos da demanda individual e da demanda de mercado , podemos diferenciar a oferta individual de um bem da oferta de mercado.
Esta última representa a quantidade total que todos os vendedores desse bem estão dispostos a oferecer para cada preço, e se obtém somando as quantidades ofertadas individualmente a diferentes preços.
A FUNÇÃO DA OFERTA E A CURVA DE OFERTA
Como é o caso da demanda, a oferta de um bem como os vinhos não só depende do preço dos mesmos senão também de outras variáveis, tais como o custos de fatores produtivos (Pfpr,), Tecnologia (T), o preço de outros bens relacionados com o s vinhos (Pbr) e outros fatores tais como as estações do ano, as férias, etc. (O). De forma que reconheçamos a relação entre a oferta de um bem e todos os fatores que influem nesta função matemática, obtemos a função de oferta.
Ox= f (Px,Pfp,T,PBr,)
A função explica como varia a quantidade ofertada de um bem quando troca alguns dos fatores que a definem.
No suposto CETERIS PARIBUS. Podemos representar graficamente a curva de oferta em um dos eixos de coordenadas, tendo em conta só a relação que existe entre quantidade ofertada de um bem e seu preço: Ox = f (Px). Desta forma, se partimos, dos dados do Quadro (1), no eixo das abcissas representamos a quantidade ofertada de vinhos e no eixo das ordenadas os preços, obtemos uma curva de oferta crescente.
P[pic 6]
60[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]
50[pic 11][pic 12]
40[pic 13][pic 14]
30[pic 15][pic 16][pic 17]
20[pic 18][pic 19]
10[pic 20][pic 21]
5[pic 22][pic 23]
[pic 24]
[pic 25][pic 26][pic 27][pic 28]
0 4 5 6 8 9 10 11
A função de oferta é uma expressão matemática que representa a relação que existe entre os preço de um bem e sua oferta, supondo que o resto dos fatores que podem afetar a oferta permanecem constantes, isto é, Ceteris Paribus, Do mesmo modo , a curva de oferta é a representação da função de oferta e ao contrário que a demanda, tem tendência positiva, mostrando a relação positiva que existe entre preços e quantidade ofertada, ou seja, que se cumpre a lei da oferta
OUTROS FATORES DETERMINANTES A OFERTA DE UM BEM
...