PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA: ASPECTOS DOUTRINÁRIOS E JURISPRUDENCIAIS
Por: Leonardo Barros • 14/11/2016 • Trabalho acadêmico • 23.746 Palavras (95 Páginas) • 395 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR DE MAGISTRATURA DO ESTADO DEO CEARÁ – ESMEC UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ – UVA
ESCOLA JUDICIÁRIA ELEITORAL – EJE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO ELEITORAL
Luara Nobre Aragão
PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA: ASPECTOS DOUTRINÁRIOS E JURISPRUDENCIAIS
Fortaleza - Ceará 2007
Luara Nobre Aragão
PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA: ASPECTOS DOUTRINÁRIOS E JURISPRUDENCIAIS
Monografia apresentada à Universidade Vale do Acaraú como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito e Processo Eleitoral.
Orientadora: Profª. MS. Dra. Sérgia Maria Mendonça Miranda
Fortaleza - Ceará 2007
O objetivo principal desta monografia foi estudar os aspectos mais polêmicos e relevantes sobre propaganda eleitoral antecipada, analisando sob o ponto de vista da doutrina e das posições do Tribunal Superior Eleitoral acerca do tema. O trabalho se iniciou com a definição de propaganda eleitoral, seus princípios e hipóteses de permissão e proibição para, em seguida, se discutir os pontos mais significativos sobre propaganda eleitoral extemporânea. A proposta é delimitar os assuntos mais instigantes em torno do tema e apontar os posicionamentos dos diversos estudiosos do Direito e o entendimento que tem prevalecido nas decisões judiciais da mais alta Corte da Justiça Eleitoral. O presente estudo contribui, assim, para uma análise mais aprofundada sobre o tema, tendo em vista o escasso material doutrinário sobre o assunto em nosso ordenamento jurídico.
The main objective of this monograph was the study the most important and polemics aspects about anticipated electoral publicity, with analysis the doctrine’s points and the Electoral Superior Court of Justice’s positions. The monograph began with the definition the electoral publicity, the principles and the permission’s and the prohibition’s cases. After, talked over the most important points about anticipated electoral publicity. The proposal is the delimitate the most polemics topics about the theme and the indicate Law’s studious positions and the Electoral Superior Court of Justice’s jurisprudence. The present study has a hard in the deepened analysis about the theme, because the doctrine about the anticipated electoral publicity is insufficient in the Brazilian Law.
INTRODUÇÃO 06
- PROPAGANDA ELEITORAL 07
- Conceito 07
- Princípios que regem a propaganda eleitoral 11
- Propaganda Eleitoral Permitida 13
- Propaganda Eleitoral Proibida 16
- PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA 22
- Conceito 22
- Requisitos para a configuração da propaganda eleitoral antecipada 23
- Meios de realização da propaganda extemporânea 25
- Propaganda Eleitoral Antecipada realizada na Propaganda Partidária 25
- O direito de liberdade de expressão e a propaganda eleitoral antecipada 34
- Prazo para ajuizamento: entendimento do TSE 39
- Diferenciação entre promoção pessoal e propaganda eleitoral antecipada 43
- O prévio conhecimento do beneficiário da propaganda 46
- Mensagens de final de ano e de felicitações 52
- A propaganda antecipada realizada nos meios de comunicação 55
- Propaganda extemporânea X Publicidade Institucional 58
- Sanções 61
CONSIDERAÇÕES FINAIS 65
REFERÊNCIAS 6. 6
A presente monografia aborda os vários aspectos doutrinários e jurisprudenciais acerca do tema “propaganda eleitoral antecipada”, descrevendo suas características primordiais e discorrendo sobre os assuntos mais relevantes para a sua configuração. Analisou-se, primeiramente, a propaganda eleitoral como gênero, apresentando seus pontos mais importantes no Direito Eleitoral para, somente no segundo capítulo, ser discutido o tema principal proposto por esse trabalho científico.
A propaganda eleitoral antecipada não é um tema recente, porém é pouco debatido entre os doutrinadores, daí a importância de sua abordagem e discussão a respeito de seus principais pontos, assim como a necessidade de uma análise conjunta do posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral a respeito de alguns assuntos relacionados a propaganda extemporânea.
- PROPAGANDA ELEITORAL
- Conceito
Segundo Fávila Ribeiro (1999, p. 445), “propaganda é um conjunto de técnicas empregadas para sugestionar pessoas na tomada de decisão.” A finalidade da propaganda é chamar a atenção das pessoas para determinado serviço, produto, ou para uma pessoa, demonstrando todos os seus pontos positivos e a vantagem de estar escolhendo aquilo que foi divulgado por referida peça publicitária.
...