DESAFIO 2015 GESTÃO COMERCIAL
Por: vitpoly • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.685 Palavras (11 Páginas) • 369 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Belenzinho
Centro de Educação a Distância
Curso de Tecnologia em Gestão Comercial
Processo Gerenciais - 1º Semestre
Tutor a distância Prof.ª Rafael Gustavo Di Luciano Quirino
Ana Carolina Gondim– RA 1238435645
Ana Paula Jeronymo – RA 0168598397
Eduardo Mencarini – RA 1246443911
Gisele Agostinha de Oliveira – RA 1221403289
Joselma Ribeiro da Silva – RA 1221385416
Vanderli Maria da Silva Santos –RA 1221396348
São Paulo / SP
2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2.1 Estrutura Organizacional
2.2.1 Plano de Ação Estratégico e Tático
2.2.2 Capacitação
2.2.3 Capacitação específica para Diretoria e Gerência
2.2.4 Melhoria e Eficácia Gerencial
3. Recrutamentos
3.1 Liderança
3.2.1 Capacitação a Liderança Situacional
3.2.1 Eficiência X Eficácia
3.2.2 Equipe
3.2.3 Feedback
3.2.4 Programa de Capacitação e Desenvolvimento e Motivação para o Operacional
4. Considerações Finais
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (REMOVER HIPERLINK DOS SITES)
1 .INTRODUÇÃO
Devido à rápida transformação que as empresas estão obrigadas a fazer em um ritmo cada vez maior, faz-se cada vez mais necessário a adaptação de todos os colaboradores e principalmente dos líderes, pois esses é que vão orientar suas equipes no alcance dos objetivos necessários a manutenção e crescimento da empresa.
A antiga forma de gerenciar, onde o “chefe” detinha todas as respostas e simplesmente tomava conta do que os funcionários faziam está desaparecendo, e hoje foi substituída pela liderança que dá maior autonomia de decisão aos colaboradores, surgindo assim empresas que trabalham de forma mais humanista, conquistando maior competitividade a longo prazo, e um maior grau de motivação aos funcionários, levando-os a trabalhar de maneira mais produtiva, com satisfação e consequentemente trazendo melhores resultados para a empresa que fazem parte.
Dentro desse perfil, entende-se que a comunicação é um item fundamental nas relações de trabalho, principalmente por parte dos gestores, e não se resume a apenas falar, e sim transmitir ideias de forma clara, objetiva e principalmente amigável aos seus colaboradores, numa visão mais humanista. A troca de informações entre todos os níveis é primordial também nesse sentido.
"... Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomadas de decisões. É por meio da comunicação que as partes da organização articulam suas atividades para funcionar como um conjunto.
A comunicação entre as unidades de trabalho (ocupantes de cargos e departamentos) pode processar-se segundo diferentes padrões de interação: um a um, dois a dois, de um para um grupo, e vice-versa, de todos, e assim por diante..."(MAXIMIANO, 2000, P.282)".
Por sabermos que as organizações são compostas e geridas por pessoas, entende-se que a comunicação e, sem dúvida, fator fundamental para as relações interpessoais, e se tratando de administradores essa importância é dobrada. Comunicação não se resume apenas em falar, é necessário passar ideias, ser compreendido e aceito de forma clara, objetiva e amigável pelos seus colaboradores.
"… Comunicação é o processo de transferir e receber informações. Informações são dados organizados que possibilitam a análise de situações e tomadas de decisões. É por meio da comunicação que as partes da organização articulam suas atividades para funcionar como um conjunto.
A comunicação entre as unidades de trabalho (ocupantes de cargos e departamentos) pode processar-se segundo diferentes padrões de interação: um a um, dois a dois, de um para um grupo, e vice-versa, de todos, e assim por diante…"(MAXIMIANO, 2000, P.282)".
O novo líder que pretendemos criar , não se julga infalível, é mais companheiro do que gerente, e deve entender que a distância hierárquica diminuiu em benefício do alcance de resultados.
2. Estrutura Organizacional
Figura 1: Organograma do Hoterdan Hipermercado
Fonte: CHIAVENATO Idalberto – Administração – Teoria, Processo e Práticas
3. Plano de Ação Estratégico e Tático
3.1. Capacitação
Uma empresa com foco em expandir, tem como principal objetivo, o cliente, que deve ser conquistado, fortalecendo com a empresa um vínculo de confiança, tendo isso em evidência é necessário uma equipe bem treinada e capacitada para atuar em suas respectivas áreas.
Os funcionários devem ser capacitados através de orientações, tendo o objetivo de disponibilizar o conhecimento, para assim obterem as habilidades necessárias, buscando a mudança comportamental a fim de alcançarem as metas solicitadas pela Empresa.
3.2. Capacitação específica para Diretoria e Gerência.
Dentro dos conceitos de Diretoria e Gerência, o processo de capacitação tem como objetivo o desenvolvimento de um líder, que tem como foco a eficácia e harmonia em equipe, para obter um alto desempenho. O processo de capacitação
...