Desafio Profissional: Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional. 1ºB
Por: Jaqueline Luz • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.265 Palavras (6 Páginas) • 364 Visualizações
Universidade Anhanguera –UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso: Tecnologia em Marketing
Disciplinas: Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional
Aluno:
Desafio Profissional
Professores:
Local e data:
Passo 01
O administrador Carlos Henrique, representa a associação de moradores do bairro “Recanto da Luz” localizado na cidade de Luminária, que deseja impedir a construção da gravadora a pedido da sociedade conservadora do local que não acredita que o empreendimento trará benefícios. De acordo com Carlos a gravadora irá trazer problemas como barulho, segurança e infraestrutura (trânsito).
O estrategista Jorge Andrade tem experiência nas negociações de meios e conflitos e precisa convencer os moradores do local que a gravadora trará o inevitável progresso, obtendo êxito na liberação do empreendimento.
Passo 02
Mapeamento. O Administrador Carlos Henrique da associação de bairros, representa segundo o modelo de Jung, a característica restritivo, não está disposto a cooperar e age de acordo com o interesse da comunidade local. As táticas utilizadas por este tipo de negociador dispõe do uso da coerção, o medo e a ameaça, por isso, é preciso cautela para que ele se sinta a vontade para mudar de opinião e perceber que o empreendimento pode ser benéfico para ambas as partes.
O estrategista Jorge Andrade, como um bom especialista em negociações de meios e conflitos, obtém o perfil confrontador, se demonstra cooperativo e questionador. Para chegar ao fim desejado ele busca a equidade e o acordo mútuo, buscando equilíbrio nas circunstâncias encontradas para que o final seja satisfatória a todos envolvidos na negociação.
Passo 3
Pontos Principais a serem negociados:
Interação para que a instalação seja prazerosa tanto para a gravadora quanto para os moradores do bairro, procurando diminuir os incômodos que supostamente serão gerados.
Análise da situação: A situação não é fácil, o administrador Carlos Henrique se mantém seguro na decisão dos moradores do local em não aceitar a nossa instalação no bairro. Suas reclamações se baseiam no barulho que poderá incomodar a tranquilidade dos moradores, na segurança com novos visitantes no local e a falta de estrutura do trânsito para comportar a movimentação. Precisamos gerar uma proposta que mostre que ao invés de prejuízo, a gravadora poderá trazer lucro a sociedade. O barulho será sanado com nossa tecnologia de última geração. Apresentamos a oportunidade de, em parceria com a prefeitura, executar obras no trânsito local para melhorar o acesso, e nos responsabilizados em procurar soluções para ajudar na segurança local em tempo integral. Sendo assim, eles aceitaram visitar as instalações da gravadora para confirmarem nossos equipamentos e trarão uma proposta para que possamos entrar em um acordo pela permanecia do empreendimento no local.
Planejamento: Além de dar um upgrade na nossa gravadora, o maior desejo da nossa organização é o de promover o bem comum. O local é muito tranquilo, e isso dá segurança aos artistas que irão trabalhar conosco, o que trará maior confiabilidade no nosso trabalho. Nossa gravadora já entrou em contato com alguns artistas renomados, e todos eles dispuseram de um tempo para atender os moradores locais que admiram o trabalho dos mesmos, aliás, quem não ficaria de feliz em ter um momento com seu músico preferido? Fora isso, por serem tão receptivos, promoveremos um show com o artista escolhido pela associação nas festas de final de ano. Assim dividiremos um pouco dos nossos lucros, traremos uma oportunidade única para os moradores e também divulgaremos o nosso trabalho. Além disso, realizaremos campanhas, através de patrocinadores parceiros, para auxiliar as pessoas que possuem maior necessidade no bairro, com agasalhos, alimentos e utensílios. Quanto a maior reclamação da sociedade, conseguimos junto da prefeitura duas viaturas da Polícia Militar, em tempo integral, para que façam a segurança local. Iremos através do compromisso com um deputado estadual, em parceria com a prefeitura municipal, o secretário de infraestrutura e do Sistema Municipal de Transito (SMT), estruturar as ruas através de sinalizações e farol, assim como viabilizar a obra de retorno junto à rodovia para facilitar a entrada e a saída de veículos pela pista, reduzindo a movimentação em outras vias do bairro. Diante de tudo isso, peço um voto de confiança de todos vocês, e afirmo que viemos para somar, para trazer mais dignidade e mais lazer para as famílias desse local.
Passo 04
Nosso clima organizacional sempre foi harmonioso, porém, diante da dificuldade, nossos funcionários caíram no rendimento. Fizemos uma reunião e conversamos com nossos colaboradores. Acredito que, mesmo que nossa proposta seja recusada, o que acho impossível, os funcionários continuarão confiantes em nosso trabalho. Se o local for embargado, iremos trabalhar da mesma maneira em um local que seja apropriado para nossa produção.
Passo 05
Tendo em vista que a associação de moradores aceitou visitas às dependências da gravadora para conferir nossa infraestrutura, e apresentamos métodos para soluções dos problemas com o trânsito e a segurança, creio que nossa nova proposta, com pautas para todos os questionamentos, e acima disso, com possibilidade na melhoraria da qualidade de vida local, teremos êxito nesta problemática.
...