O Publico Gay
Por: Gabriel Barbosa • 26/10/2017 • Monografia • 595 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
No mundo atual as marcas têm ganhado cada vez mais espaço e visibilidade trazendo consigo importância para a sociedade, mas pensando nisso é preciso questionar, essa marca é importante pra quem? (MARANHÃO DE SOUZA; BENÍCIO DE MELLO,Ano 5, n. 10, 2009)
O marketing orientado ao consumidor diz que “a empresa deve ver e organizar suas atividades de marketing do ponto de vista do consumidor. ” (KOTLER & ARMSTRONG, 2003, p. 549) O marketing diz que as marcas e empresas devem estar alinhadas às mudanças do mercado, devem estar conscientes da imagem que querem transmitir e devem estar certos de com quem querem falar já que cada mercado tem características únicas e diferentes, então precisam ser tratados como tal o que exige uma análise das necessidades de seu público alvo.
A partir da visualização de segmentos de consumidores para o produto, o composto publicitário e promocional deverá ser desenvolvido, para que os estímulos da mensagem possam ser interpretados pelo grupo consumidor como possuindo imagem com alto grau de identificação coerente com a sua personalidade e autoconceito. (GADE,1998, pag. 99).
Identificação e projeção em psicologia são termos que se confundem, mas que descrevem um processo psicológico que permite compreender alguns movimentos psíquicos para o consumo, permitem ver a motivação que, a partir da imagem que o indivíduo construiu para si por identificação ou projeção, faz com que compre ou use produtos que, por sua vez, identifica como congruentes com esta imagem. (GADE, 1998, pag. 99).
Freud diz que a identificação é um processo psicológico onde o indivíduo assimila aspectos, qualidades e atributos e procura assimilar-se ao modelo. Freud diz também que “a identificação se faz com objetos (objeto aqui entendido como coisa, seja pessoa ou objeto), ou seja, o indivíduo pode se identificar com uma estrela de cinema ao usar uma roupa igual à dela ou consumir bebida x”. (GADE,1998, pag. 100) “Se houver uma congruência da imagem simbólica do produto e da auto-imagem do consumidor, este tendera a avaliar o produto de forma mais favorável. ”(GADE,1998, pag. 102)
O movimento LGBTQ+ difunde na sociedade moderna novas perspectivas de pensar e de se posicionar frente à homossexualidade e os padrões de gênero impostos pela sociedade. Durante o período pré-colonial brasileiro, as práticas homossexuais eram comuns e bem aceitas pelos nativos (AGRA, 2009), porém, com a chegada dos portugueses foi disseminado em nossa cultura o repugno e a discriminação ao homossexual (BOECHAT, 2014), com base principalmente nas crenças religiosas (GREEN, 2000). Mesmo com significativos avanços humanitários e sociais, o uso do termo “orientação sexual” para enquadrar a classe e a multiplicação de redes (FACCHINI, online), ainda há muitas complicações de ordem política, social e cultural que culminam na discriminação da comunidade LGBTQ+na sociedade moderna brasileira.
Na Comunicação Social, é possível perceber que o mercado publicitário foi atraído pelo público gay devido ao seu potencial de consumo (WOITOWICZ, 2009). Mas de acordo com FACCHINI (2011), a atenção sobre esse público vai além de questões comerciais, pois a expressão de uma marca a favor da homoafetividade contribui para desconstruir padrões morais estabelecidos sobre conceitos ultrapassados. Acompanhando as tendências de
...