Resumo Kotler
Por: Murilo Amaral • 31/10/2016 • Resenha • 437 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
Murilo Amaral
Matricula: 11620687
Marketing 1
Professor Arnaldo
03 de outubro de 2016
Leitura 6 – Kotler
- Comportamento do consumidor é dado pelo estudo de como pessoas, grupos de pessoas, ou empresas vão selecionar, comprar, usar e descartar bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. Este pode ser influenciado por fatores culturais, sociais e pessoais.
- Fatores culturais: os desejos e comportamentos do indivíduos será principalmente influenciado pela cultura.
- Fatores sociais:
- Grupos de referencia: podem exercer uma influencia direta ou indiretamente sobre as atitudes e o comportamento de uma pessoa.
- Líder de opinião: é aquele que de um modo informal, oferece informações e conselhos sobre determinado produto ou categoria de produtos especifico.
- Família: organização com maior grau de importância de compras de produtos na sociedade, o grupo de referencia primário mais influente é composto por seus membros.
- Papeis e status: o papel seria a atividade que se espera que cada pessoa desempenha, sendo essas, possuidoras de um status.
- Fatores pessoais: composto por ocupação e circunstancias econômicas, personalidade e autoimagem, estilo de vida e valores.
- Estímulos ambientais e de marketing entram no consciente do comprador, e assim, um fatores psicológicos combinado com as determinadas características do comprador faz com que ocorra o processo de decisão de compra (sendo este, composto por quatro fatores).
- Motivação: uma necessidade, quando chega a um nível de intensidade suficiente fazendo a pessoa agir, passa a ser um motivo. Existem três teorias:
- Teoria de Freud
- Teoria de Maslow
- Teoria de Herzerberg
- Percepção: processo que alguém seleciona, organiza e interpreta as informações recebidas para criar uma imagem de mundo significativa. Depende de estímulos físicos e da relação desses com o ambiente e as condições internas individuais.
3 processos:
- Atenção seletiva: aquela que filtra o que prestar atenção.
- Distorção seletiva: costume de transformas as informações em significados pessoais e assim interpreta-las de modo que se adapte em nossos pré-conceitos.
- Retenção seletiva: faz com que o consumidor lembre dos pontos positivos do produto e esqueça os pontos positivos do produto concorrente.
- Aprendizagem: consiste na mudança de comportamento de uma pessoa decorrente de suas experiências. O impulso é um estimulo forte que impede a ação. Sinais são estímulos mais fracos que determinam quando, onde e como a pessoa reage.
- Viés hedônico: pessoas costumam atribuir o sucesso a si próprias e o fracasso a causas externas.
- Associação de marcas: todos os pensamentos, imagem, sentimentos, percepções, valores, atitudes, etc. Que estão associados a uma marca e estão ligados a um nó dessa marca.
- Codificação de memoria: como e onde a informação é guardada.
...