Agravo Retido
Artigos Científicos: Agravo Retido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliogarreton • 1/12/2014 • 766 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
Agravo retido é uma das modalidades1 de recurso de agravo no Direito Processual Civil Brasileiro, interponível contra decisões interlocutórias (aquelas proferidas pelo juiz durante o curso do processo). Diz-se agravo retido devido ao fato de o recurso ficar "preso" aos autos do processo, até que dele a instância superior conheça, preliminarmente, em eventual recurso contra sentença desfavorável.
Ao contrário do antigo agravo de instrumento, o agravo retido não carece de qualquer preparo (art. 522, parágrafo único, do CPC).
O agravo retido não incorre em custas nem despesas postais (§ 2º, primeira parte do art. 544 do CPC, alterado pela Lei 12.322/2010), e tanto o agravo retido quanto de instrumento devem ser interpostos no prazo de 10 dias.
Índice [esconder]
1 Hipóteses de cabimento
2 Prazo e endereçamento
3 Requisitos
4 Procedimento e juízo de retratação
5 Direito Processual do Trabalho
6 Referências
7 Ligações externas
Hipóteses de cabimento[editar | editar código-fonte]
Conforme previsão do art. 522 do Código de Processo Civil, o Agravo na forma retida é cabível contra as decisões interlocutórias, salvo as que representem lesão grave ou de difícil reparação para a parte, bem como as de inadmissão de recurso de apelação ou contra os efeitos em que ela foi recebida, casos em que desafia a interposição de agravo de instrumento.
Cabe agravo retido das decisões interlocutórias proferidas em audiência de Instrução e Julgamento que não representem lesão grave ou de difícil reparação para a parte, na forma oral e imediata (parágrafo 3º do art.523 do CPC). Se houver este risco, o adequado é interpor o Agravo por instrumento.
Prazo e endereçamento[editar | editar código-fonte]
O recurso deve ser interposto no prazo de 10 dias, contados da intimação da decisão guerreada, e deve ser endereçado ao Juízo a quo; ao contrário do agravo de instrumento, que é endereçado diretamente ao Juízo ad quem.
Requisitos[editar | editar código-fonte]
Prevê o artigo 523 do Código de Processo Civil, para que o Agravo retido seja conhecido, que ele deve ser interposto dentro do prazo assinado em lei (10 dias), bem como constar preliminarmente, nas razões da Apelação, o requerimento expresso da parte para que dele o Tribunal conheça o agravo (parágrafo 1° do art. 523 do CPC), sob pena de renúncia tácita ao direito de recorrer (art. 503, caput e parágrafo único do CPC)
Na forma oral (agravo retido contra decisões proferidas em audiência de instrução e julgamento), as razões do recurso devem constar de forma sucinta, em termo (ata de audiência) (art. 457 do CPC).
Link do CPC Compilado - original da lei
Procedimento e juízo de retratação[editar | editar código-fonte]
O Juiz deve abrir prazo de 10 dias para que o Agravado apresente suas contrarrazões ao recurso. Após este prazo, o juiz deve manifestar seu juízo
...