Politica Social De Atenção A Criança, Adolescente E Idoso
Pesquisas Acadêmicas: Politica Social De Atenção A Criança, Adolescente E Idoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marildaarruda • 8/11/2014 • 238 Palavras (1 Páginas) • 435 Visualizações
Segundo o estudo do IBGE, quase 16 milhões de brasileira idade igual ou superior a 60 anos, num universo de 182 milhões. No ano de 2050,a população brasileira de idoso será superior a de crianças e adolescentes.
Foi criado em 1ºde outubro de2003 a lei n 10.741 o Estatuto do idoso assegurado á pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Este Estatuto possibilitou ao direito a vida e a liberdade, dignidade, educação, lazer, esportes, Criou-se o direito gratuito em transportes coletivos.
É dever da família e da sociedade e do Estado amparar as pessoas idosas e assegurando-lhes a dignidade e ao bem estar, garantindo a proteção é o direito á vida.
O Estatuto do idoso e o Estado asseguram muitas leis, mas na pratica demora muito pra ser cumprido, o abandono dos idosos, maus tratos até serem descobertos os idosos já sofreram muitas agressões ou até vão a óbito. Muitas vezes são discriminados pelos jovens ,na rua,no ônibus ,postos de saúde ente outros.
Os próprios familiares não tem paciência com o idoso,ofendem,maltrata ou os coloca nas casas de repousos e nunca mais vão ver eles, como se esse idosos não tivesse importância e nem sentimentos.
A maior dificuldade e a violência no Brasil são consideradas um problema de saúde publica, os maus tratos e a negligencia contra idosos constituem um grave problema Nacional.
Os idosos, sobretudo no âmbito familiar e institucional merecem, portanto maior atenção de órgãos governamentais e não governamentais.
SERVIÇO SOCIAL
...