Resenha Documentário "Sob a Névoa da Guerra"
Por: marialuiza2004 • 11/6/2018 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 1.069 Visualizações
Documentário “Sob a Névoa da Guerra”
Sob a Névoa de Guerra, é um documentário de Errol Morris com as lições aprendidas com a guerra do Vietnã pelo ex-secretário de defesa dos Estados Unidos, Robert McNamara. Elas são resultado de um exame de consciência ocorrido depois dos acontecimentos e ajudam a vencer os desafios do comando, pois, a guerra é muito complexa e a capacidade humana não dá conta de todas as variáveis. Sendo assim “a névoa” enturva a visão de quem está à frente durante as batalhas.
Considerado o arquiteto da Guerra, McNamara declara: “Todo comandante militar comete crimes de guerra.” Durante seu secretariado, vivenciou três momentos críticos da geopolítica mundial no século XX: a crise dos mísseis em Cuba – governo de Fidel Castro – em 1962, o assassinato do Presidente Kennedy em 63, e o início da guerra do Vietnã.
Robert McNamara teve muitas tomadas de decisões árduas em sua carreia e após tantos anos olha para trás e tira conclusões de seus atos, apresentando assim 11 lições aprendidas: cause empatia no inimigo; a racionalidade não nos salvará; existe algo além de si próprio; maximizar eficiência; proporcionalidade deve ser uma diretriz; obtenha dados; a crença e a visão costumam estar erradas; esteja preparado para rever seu raciocínio; para fazer o bem, talvez seja preciso fazer o mal; nunca diga nunca; não se pode mudar a natureza humana.
Ao ser indagado sobre quem era o culpado da Guerra no Vietnã, McNamara responde: “Presidente Johnson.” E completa: “Ele teve razões para fazer o que fez.” As figuras políticas têm a responsabilidade de tentar ajudar o chefe de Estado, que foi eleito pelo povo, a governar como ele acha ser de interesse da Nação. A razão do Estado pode não variar de mandato para mandato, porém, as formas de governo sim; e é isto que implicará no interesse nacional.
...