MISSIOLOGIA A IGREJA E A IDADE DAS TREVAS
Por: Dorian Martins • 29/7/2016 • Trabalho acadêmico • 3.596 Palavras (15 Páginas) • 689 Visualizações
DORIAN CLEVERSON MARTINS
MISSIOLOGIA
FATEP
JOINVLLE 2012
DORIAN CLEVERSON MARTINS
MISSIOLOGIA
A IGREJA E A IDADE DAS TREVAS
Trabalho apresentado de acordo com as exigências da
disciplina Missiologia do curso de integralização de
créditos teológicos, pela Faculdade Teológica do Paraná,
sob a orientação do Professor Pr. Roberto M. de Oliveira.
FATEP
JOINVLLE 2012
SUMÁRIO
1- Introdução......................................................................................................... 1
2 - Apresentação.................................................................................................... 3
2.1- Surgimento da Igreja Católica Romana...................................................... 3
2.2 - A Origem do Papado.................................................................................. 4
3 - A Igreja e a Idade das Trevas.......................................................................... 6
3.1- A Reforma.................................................................................................... 7
4 - Conclusão........................................................................................................ 9
5 - Bibliografia....................................................................................................... 10
1
1-Introdução
Qual o significado da palavra missão? Quando alguém é enviado para realizar ou ajudar em alguma coisa.
Dentro do cristianismo sabemos que missão é; resgatar almas levando a palavra da salvação para todo aquele que necessita. A historia de missões teve inicio não com a vinda de Jesus, mas sim, desde o principio quando Deus promete resgatar o homem caído. Quando Deus escolhe Abrão e faz dele o pai de uma nação, Deus queria através desta nação resgatar a humanidade, mas eles fracassavam todas as vezes que Israel se misturava com outro povo, de outra cultura e outros deuses, sempre se corrompia. Houve várias tentativas acerca deste resgate, mas o homem sempre em meio ao caminho se desviava do propósito de Deus para a sua vida. Deus então envia seu filho Jesus, para que, todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna.
Jesus forma doze discípulos, e os envia para fazer novos discípulos; “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,” Mt 28:19.
Quando isto aconteceu o plano de missões e a promessa de Deus de resgatar o homem caído, toma uma proporção inacreditável. Agora com a presença do Espírito Santo a igreja cristã começa a crescer; e a cada dia, Deus acrescentava à igreja aqueles que iam sendo salvos.
¹O Evangelho alcançou o mundo no primeiro século de uma forma impressionante, no ano 80-85 d.C. já havia em torno de 3.000.000 de cristãos! Havia grande perseguição da parte dos imperadores romanos que tentavam impedir o crescimento do cristianismo, mas quanto mais perseguiam, mas a igreja crescia. No ano de 300 d.c. já contavam com mais de 8.000.000 de cristãos.
___________________________________________________________
¹Disponível em apostila da fatep missiologia pagina 4
2
No fim do primeiro século, a igreja se encontrava em um progresso grandioso, alcançando os mais diversos pontos da sociedade e principalmente do império romano.
¹No período de 100 - 500 d.C. esta expansão continuou, pelo menos enquanto a igreja era livre e não se comprometera ainda com o poder terreno. Estes 400 anos englobam extremos, como a forte expansão e o retrocesso, a perseguição por parte dos imperadores romanos e o casamento, entre a igreja e o império.
²Constantino ascendeu o poder em 306 e, inicialmente, continuou a perseguição imposta por seus antecessores. Converteu-se, no entanto ao cristianismo, e em 311 decretou a lei da tolerância e dois anos mais tarde a lei da igualdade, dando liberdade de religião no império.
A igreja no período de 1000 a 1500 é conhecida com a expressão “Idade das Trevas”, por ser marcada de vários acontecimentos que, infelizmente traz para a nossa historia, um período de trevas, e dentro deste tema, vamos agora nos aprofundar.
________________________________________________________
¹Disponível em apostila da fatep missiologia pagina 4
²Disponível em apostila da fatep missiologia pagina 5
3
2 – Apresentação.
2.1 – Surgimento da Igreja Católica Romana
¹No início da história Cristã acerca de 300 anos, os Cristãos foram perseguidos e mortos nas arenas e das mais diversas formas pelo Império Romano. Esta história começou a mudar depois da “conversão” do Imperador Romano Constantino. Ele “legalizou” o Cristianismo pelo Edito de Milão, em 313 d.C. Mais tarde, em 325 d.C., Constantino conclamou o Concílio de Nicéia, em uma tentativa de unificar o Cristianismo. O Imperador imaginou o Cristianismo como uma religião que poderia unir o Império Romano, que naquele tempo começava a se fragmentar e a se dividir. A igreja apesar da perseguição caminhava bem, e quando houve essa união com o império romano aparentemente seria um desenvolvimento positivo para os cristãos, mas pelo contrario, os resultados foram tudo, menos positivo. A igreja foi contaminada pelo pecado; e se nós formos meditar um pouco no que se diz respeito ao pecado, vamos ver que ele foi introduzido na humanidade, através da sedução e da mentira, para ter o conhecimento, conhecer o bem e o mal trouxe ao coração de Eva uma vontade, para fazer o que não deveria fazer.
...